História oral
abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3802Palabras clave:
História oral, Oralidade, Fonte oralResumen
Compreender a importância da história oral e seu emprego nos distintos gêneros de pesquisas acadêmico-científicas, foi o fio condutor para o questionamento sobre o que é, para que serve, quando e como utilizar a história oral no processo investigativo das pesquisas? Diante desta inquietação, visou-se proporcionar às devidas respostas e compreender mais além sobre a história oral, suas diversas abordagens, bem como suas múltiplas serventias no âmbito das pesquisas, sobretudo na seara das ciências humanas e sociais. Usa-se o método de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Utilizou-se o método bibliográfico. Para as análises empregou-se o discurso dialético critico contextual. Os resultados, a priori, demonstram que a história oral, suas múltiplas serventias, a depender do gênero da pesquisa, funciona como seiva vital, inspiradora e potente para identificação, voz e vez de sujeitos sociais que foram banidos, ofuscados, destituídos ou destruídos do processo histórico pelas diretrizes dominantes.
Descargas
Citas
ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.
ANANIAS, M. COSTA, L. R. B. de M. M. dos. “Quando o Homem Sabe Ler, Escrever e Contar, Póde, Por Sua Própria Individualidade, Desenvolver-Se E Esclarecer-Se”: A escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 66-80, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082. Acesso em: 9 ago. 2019.
ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.
BURKE, Pe. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.
CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.
CAXILE, C. R. V. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599/3112. Acesso em: 8 out. 2019.
COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.
DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R. da R.; COSTA, M. da S. Práticas da educadora Olga Bechara nas Classes Secundárias Experimentais de Socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 132-150, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935/1910. Acesso em: 9 jan. 2020.
FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.
FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e Abusos da História Oral. RJ: FGV, 1998.
FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/3146. Acesso em: 8 de jan. 2020.
JUCÁ, G. N. M. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
JUCÁ, G. N. M. História Oral e Pesquisa Histórica: Influência Europeia e Recepção Brasileira. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia et al. (orgs.). História da educação comparada: missões, expedições, instituições e intercâmbios. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História oral. São Paulo: Loyola, 2000.
NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.
RODRIGUES, R. M. A propósito de história oral. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. (orgs.). Linguagens da história. Fortaleza: Imprece, 2003.
SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.
SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.
SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Antônio Roberto Xavier, Karla Renata de Aguiar Muniz, José Rogério Santana, Daniel Luis Madeira Carneiro (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.