História oral

abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3802

Palabras clave:

História oral, Oralidade, Fonte oral

Resumen

Compreender a importância da história oral e seu emprego nos distintos gêneros de pesquisas acadêmico-científicas, foi o fio condutor para o questionamento sobre o que é, para que serve, quando e como utilizar a história oral no processo investigativo das pesquisas? Diante desta inquietação, visou-se proporcionar às devidas respostas e compreender mais além sobre a história oral, suas diversas abordagens, bem como suas múltiplas serventias no âmbito das pesquisas, sobretudo na seara das ciências humanas e sociais. Usa-se o método de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Utilizou-se o método bibliográfico. Para as análises empregou-se o discurso dialético critico contextual. Os resultados, a priori, demonstram que a história oral, suas múltiplas serventias, a depender do gênero da pesquisa, funciona como seiva vital, inspiradora e potente para identificação, voz e vez de sujeitos sociais que foram banidos, ofuscados, destituídos ou destruídos do processo histórico pelas diretrizes dominantes.

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Biografía del autor/a

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Educação (UFC), Mestre em Sociologia (UECE), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e Professor do Curso de Graduação em Administração Pública presencial, ambos da UNILAB; Professor-Pesquisador no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Karla Renata de Aguiar Muniz, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Pós-graduada (Lato Sensu) em Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutor em Educação (PPGE/UFC), professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais.

Daniel Luis Madeira Carneiro, Centro Universitário Inta - Uninta

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior. Atualmente é professor de Curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta - UNINTA na modalidade EaD. Linha de pesquisa Tecnologias Digitais e Educação.

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Publicado

2020-03-30

Cómo citar

XAVIER, A. R.; MUNIZ, K. R. de A.; SANTANA, J. R.; CARNEIRO, D. L. M. História oral: abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–16, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3802. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3802. Acesso em: 4 jul. 2024.