História oral
abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3802Palavras-chave:
História oral, Oralidade, Fonte oralResumo
Compreender a importância da história oral e seu emprego nos distintos gêneros de pesquisas acadêmico-científicas, foi o fio condutor para o questionamento sobre o que é, para que serve, quando e como utilizar a história oral no processo investigativo das pesquisas? Diante desta inquietação, visou-se proporcionar às devidas respostas e compreender mais além sobre a história oral, suas diversas abordagens, bem como suas múltiplas serventias no âmbito das pesquisas, sobretudo na seara das ciências humanas e sociais. Usa-se o método de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa. Utilizou-se o método bibliográfico. Para as análises empregou-se o discurso dialético critico contextual. Os resultados, a priori, demonstram que a história oral, suas múltiplas serventias, a depender do gênero da pesquisa, funciona como seiva vital, inspiradora e potente para identificação, voz e vez de sujeitos sociais que foram banidos, ofuscados, destituídos ou destruídos do processo histórico pelas diretrizes dominantes.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.
ANANIAS, M. COSTA, L. R. B. de M. M. dos. “Quando o Homem Sabe Ler, Escrever e Contar, Póde, Por Sua Própria Individualidade, Desenvolver-Se E Esclarecer-Se”: A escolarização de crianças pobres na província da Parahyba do Norte (1855-1866). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 66-80, jan./abr., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/453/1082. Acesso em: 9 ago. 2019.
ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.
BURKE, Pe. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.
CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.
CAXILE, C. R. V. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599/3112. Acesso em: 8 out. 2019.
COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.
DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R. da R.; COSTA, M. da S. Práticas da educadora Olga Bechara nas Classes Secundárias Experimentais de Socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 132-150, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935/1910. Acesso em: 9 jan. 2020.
FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.
FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e Abusos da História Oral. RJ: FGV, 1998.
FIALHO, L. M. F. et al. O uso da história oral na narrativa da história da educação no Ceará. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3505/3146. Acesso em: 8 de jan. 2020.
JUCÁ, G. N. M. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
JUCÁ, G. N. M. História Oral e Pesquisa Histórica: Influência Europeia e Recepção Brasileira. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia et al. (orgs.). História da educação comparada: missões, expedições, instituições e intercâmbios. Fortaleza: Edições UFC, 2013.
MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História oral. São Paulo: Loyola, 2000.
NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.
RODRIGUES, R. M. A propósito de história oral. In: VASCONCELOS, J. G.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. (orgs.). Linguagens da história. Fortaleza: Imprece, 2003.
SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.
SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.
SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.
THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antônio Roberto Xavier, Karla Renata de Aguiar Muniz, José Rogério Santana, Daniel Luis Madeira Carneiro (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.