Formação inicial de professores para atuação em primeiros socorros na saúde mental de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025016

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pedagogia, Saúde Mental

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia, para a atuação em situações de emergência na Saúde mental de estudantes do Ensino Básico. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e do tipo de estudo documental e bibliográfico. Foram analisadas as Matrizes Curriculares de cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado do Ceará. A avaliação dos dados foi realizada a partir do método de análise de conteúdo que permitiu chegar à conclusão que mesmo contendo disciplinas obrigatórias de Psicologia nos PPCs dos cursos de Pedagogia investigados, as ementas não constam de dados apontando para estudos voltados à saúde mental de estudantes.

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Biografia do Autor

Juliana de Souza Ferreira Vieira, Centro Universitário 7 de Setembro

Doutoranda em Educação (PPGE UECE); Mestre em Psicologia (PPGPSI UNIFOR); Psicóloga (UNIFOR). Psicóloga especialista em Psicologia Educacional/Escolar, Clínica, Ambiental e Docente universitária.

Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação (PPGE UECE). Licenciada em Matemática e Técnica em Secretaria Escolar pelo IFCE (Campus - Maranguape, Brasil). Atuante em pesquisa na área da Educação com foco na Formação Decente, Saberes e Práticas de Ensino, Planejamento, Avaliação e Políticas Educacionais.

Ana Luíza Feitosa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Educação (PPGE UECE). Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antônio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Pós-Doutor (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

VIEIRA, J. de S. F.; SOUZA, F. K. K. A. de; BEZERRA, A. L. F.; SILVA NETA, M. de L. da; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Formação inicial de professores para atuação em primeiros socorros na saúde mental de estudantes. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025016, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15835. Acesso em: 5 dez. 2025.

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