O CARÁTER INVESTIGATIVO EM UMA SALA DE AULA APOIADA EM LAKATOS E A SEQUÊNCIA FEDATHI.
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i13.34Palavras-chave:
Lakatos; Sequência Fedathi; História da Matemática; Sala de Aula.Resumo
O aluno que investiga em sala de aula e constrói esforços para o seu aprendizado, desenvolve habilidades inerentes ao conhecimento matemático. Ao tocar o ensino médio, muitos alunos se deparam com grandes dificuldades: a leitura de uma questão, a generalização, a aplicação de uma fórmula. Normalmente, essas dificuldades advêm não apenas de uma base matemática deficiente. A História da Matemática pode ser uma ferramenta útil tanto para o professor, quanto para o aluno. O livro A Lógica do Descobrimento Matemático: Provas e Refutações mostra como uma teoria em crescimento pode se desenvolver em sala de aula, ao debater a definição de poliedros e os questionamentos do campo de validade para a fórmula V-A+F=2 (Quantidade de vértices, menos número de quantidade de arestas mais o número de quantidade de faces resulta em dois). O professor que ler e se interessa por História da Matemática, além de ganhar um maior conhecimento para dar suporte ao seu aluno, ao ler o livro de Lakatos, autor da obra mencionada acima, pode entender a dinâmica da sala de aula imaginária apresentada por ele, se questionar e relacionar com a metodologia utilizada em sala de aula. O conteúdo de História da Matemática que vai ser explorado e a metodologia que será utilizada na aula farão papéis bastantes importantes. O professor deve ser criativo e estar preparado a fim de que sua aula seja interessante. Um dos objetivos de Lakatos com a obra é criticar o formalismo, pois para ele este esconde toda a história, a aventura, o período crítico das teorias, prevalecendo as expressões matemáticas. Como abordagem e direcionamento de sala de aula temos como sugestão a Sequência Fedathi, metodologia direcionada para o professor, já que este é quem realmente pode resolver os problemas de ensino.