A INCORPORAÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO NO ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO ATRAVÉS DA SUA CONSTRUÇÃO E DO SEU MANUSEIO
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2827Parole chiave:
Ensino de multiplicação; Régua de Cálculo Linear; História da matemáticaAbstract
A história da matemática vem sendo discutida em pesquisas de vertente historiográfica atualizada, como uma fornecedora de meios potencialmente didáticos para o ensino de Matemática. Dentre os diversos recursos que ela pode oferecer, podemos citar os instrumentos matemáticos, especialmente, os elaborados nos séculos XVI e XVII. Dessa forma, a Régua de Cálculo Linear, desenvolvida por William Oughtred (1574 – 1660), é uma opção de recurso histórico que pode ser utilizado no ensino de Matemática. Esse instrumento auxilia em operações aritméticas como multiplicação e divisão, usando princípios dos logaritmos e pode ser estudada e moldada para sua incorporação no ensino de Matemática. Nesta pesquisa, trataremos, especificamente, do ensino de multiplicação por meio desse instrumento. Este artigo é um fragmento de um trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Ceará, do ano de 2019. O artigo apresenta um pouco da ideia dos logaritmos de Napier, a construção da Régua de Cálculo Linear e como manuseá-la, trazendo aspectos históricos dos logaritmos, estudos de conceitos matemáticos dos séculos XVI e XVII, que podem ser percebidos na Régua de Cálculo e algumas contribuições que a construção e manuseio desse instrumento podem acarretar na construção do conhecimento matemático. A pesquisa tem como objetivo conhecer as potencialidades didáticas da construção e manipulação da Régua de Cálculo Linear para o ensino de multiplicação. Portanto, a pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico e aborda a construção dos logaritmos de John Napier (1550 – 1617), da Régua de Cálculo e suas contribuições para o ensino de Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
HOBSON, E.W. John Napier and the Invention of the logaritms, 1614, Cambridge: University Press. 48 p. 1914. Disponível em: <http://archive.org/details/rabdologiae00napi>. Acesso em: 19 fev de 2019.
MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa; FONSECA, Paulo Henrique Sousa. Redescobrindo o conceito de logaritmo por meio da construção da régua de cálculo linear. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 47-65, 2016.
MENDES, Iran Abreu; SOARES, Evanildo Costa. LogAritmos(números da razão): enfoques históricos, epistemológicos e escolares. São Paulo: Livraria da Física, 2019. (Série história da matemática para professores).
NAPIER, J. Mirifici Logarithmorum Canonis Constructio. Edinburgh: Andrew Hart, 1619.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos Históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. (História da Matemática para o Ensino).
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SAITO, Fumikazu. CONSTRUINDO INTERFACES ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DA MATEMÁTICA. Ensino de Matemática em Debate, São Paulo, p.3-19, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002>. Acesso em: 15 ago. 2018.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Articulação de entes matemáticos na construção e utilização de instrumentos de medida do século XVI. In: GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa; ALVES, Eva Maria Siqueira (Org.). Coleção história da matemática para professores. Aracaju: IX Seminário Nacional de História da Matemática, 2011. p. 7-63.
______. Articulação de entes matemáticos na construção e utilização de instrumentos de medida do século XVI. In: GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa; ALVES, Eva Maria Siqueira (Org.). Coleção história da matemática para professores. Aracaju: Ix Seminário Nacional de História da Matemática, 2011. p. 7-63.