Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097

Palabras clave:

Sequência Fedathi, Lógica Matemática, Quadrinhos no ensino

Resumen

Seja para introduzir, aprofundar, gerar uma discussão, apresentar uma ideia, pode-se dizer que a regra para utilizar bem quadrinhos em sala de aula, é agregá-los a uma metodologia de ensino eficiente, que guie a utilização dessa ferramenta. O recurso é um meio, e precisa ser bem explorado, pois sem a devida mediação, pode não atingir os melhores resultados. Para isto, a Sequência Fedathi, utilizada neste trabalho como metodologia de ensino, procura contribuir com a mediação do professor, indicando elementos para a postura na condução de sua prática. O objetivo do trabalho, portanto, é apresentar uma alternativa, de como utilizar perguntas investigativas por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi para o ensino de formas proposicionais, inseridas em quadrinhos: Conjunção, Disjunção Inclusiva, Disjunção Exclusiva, Condicional, Bicondicional e Negação. Foi realizado inicialmente um estudo exploratório para identificar concepções sobre Sequência Fedathi, perguntas investigativas, quadrinhos no ensino, Lógica Matemática, e mediação docente, a fim de criar quadrinhos que representassem formas proposicionais, e desenvolver uma proposta de aula para o professor explorar com seus alunos, por meio de perguntas investigativas e Sequência Fedathi, concretizando o objetivo do trabalho. Acredita-se que esta alternativa de aula, possibilita ao professor visualizar o como fazer, trazendo maior segurança para futuras aplicações desses elementos: quadrinhos, perguntas investigativas, Lógica Matemática e Sequência Fedathi. Considera-se que as formações precisam girar em torno das ações sobre os recursos e não apenas sobre as ferramentas. Os professores precisam trabalhar a autoformação também, a fim de estarem sempre procurando refletir sobre suas práticas, aprimorando suas ações sobre o fazer docente.

Palavras-chave: Sequência Fedathi. Lógica Matemática. Quadrinhos no ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA).

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Doctor in Mathematics from the Institute of Pure and Applied Mathematics - IMPA (1979) and Postdoctorate in Mathematical Education from the University of Paris VII. Full Professor in Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Brazil. Coordinator of the Laboratório de Pesquisa Multimeios Works in the areas of Mathematical Education, Computer Aided Teaching and Educational Technology

Citas

FELÍCIO, M. S. N. B; MENEZES, D. B; BORGES NETO, H. Formação Fedathi Generalizável: Metodologia de Formação de Professores, Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 19, p. 24-40, abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2906. Acesso em 16 abr. 2021.

FELÍCIO, M. S. N. B; MENEZES, D. B; BORGES NETO, H. Sequência

Fedathi para mudança de prática:estudo de caso de uma experiência com o teatro científico, Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 132-150, mar. 2021.

Disponível em: https://www.e publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50751/37049. Acesso em 16 abr. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PEREIRA, A.C.C. As diversas facetas dos quadrinhos no ensino de matemática. In: PEREIRA, A.C.C; ALCÂNTRA, C.S. (Org.). História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e educação. São Paulo: Editora Reflexão, 2016.p. 103-134.

SANTANA, A.C.S. MÃO NO BOLSO: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, H. (Org.) Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.

SOUSA, F. E. E. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 258f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363. Acesso em 16 abr. 2021.

STANAT, D. F.; MCALLISTER, D. F. Discrete mathematics in computer science. Prentice Hall, 1977.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino: In: BARBOSA, A. et al. (Org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016. p.7-29.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

FELÍCIO, M. S. N. B.; MENEZES, D. B.; BORGES NETO, H. . Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 1044–1060, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5097. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5097. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática

Artículos más leídos del mismo autor/a