Sequência Fedathi e as perguntas investigativas para o ensino de formas proposicionais inseridas em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5097Schlagworte:
Sequência Fedathi, Lógica Matemática, Quadrinhos no ensinoAbstract
Seja para introduzir, aprofundar, gerar uma discussão, apresentar uma ideia, pode-se dizer que a regra para utilizar bem quadrinhos em sala de aula, é agregá-los a uma metodologia de ensino eficiente, que guie a utilização dessa ferramenta. O recurso é um meio, e precisa ser bem explorado, pois sem a devida mediação, pode não atingir os melhores resultados. Para isto, a Sequência Fedathi, utilizada neste trabalho como metodologia de ensino, procura contribuir com a mediação do professor, indicando elementos para a postura na condução de sua prática. O objetivo do trabalho, portanto, é apresentar uma alternativa, de como utilizar perguntas investigativas por meio da metodologia de ensino Sequência Fedathi para o ensino de formas proposicionais, inseridas em quadrinhos: Conjunção, Disjunção Inclusiva, Disjunção Exclusiva, Condicional, Bicondicional e Negação. Foi realizado inicialmente um estudo exploratório para identificar concepções sobre Sequência Fedathi, perguntas investigativas, quadrinhos no ensino, Lógica Matemática, e mediação docente, a fim de criar quadrinhos que representassem formas proposicionais, e desenvolver uma proposta de aula para o professor explorar com seus alunos, por meio de perguntas investigativas e Sequência Fedathi, concretizando o objetivo do trabalho. Acredita-se que esta alternativa de aula, possibilita ao professor visualizar o como fazer, trazendo maior segurança para futuras aplicações desses elementos: quadrinhos, perguntas investigativas, Lógica Matemática e Sequência Fedathi. Considera-se que as formações precisam girar em torno das ações sobre os recursos e não apenas sobre as ferramentas. Os professores precisam trabalhar a autoformação também, a fim de estarem sempre procurando refletir sobre suas práticas, aprimorando suas ações sobre o fazer docente.
Palavras-chave: Sequência Fedathi. Lógica Matemática. Quadrinhos no ensino.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
FELÍCIO, M. S. N. B; MENEZES, D. B; BORGES NETO, H. Formação Fedathi Generalizável: Metodologia de Formação de Professores, Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 7, n. 19, p. 24-40, abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2906. Acesso em 16 abr. 2021.
FELÍCIO, M. S. N. B; MENEZES, D. B; BORGES NETO, H. Sequência
Fedathi para mudança de prática:estudo de caso de uma experiência com o teatro científico, Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 132-150, mar. 2021.
Disponível em: https://www.e publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50751/37049. Acesso em 16 abr. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PEREIRA, A.C.C. As diversas facetas dos quadrinhos no ensino de matemática. In: PEREIRA, A.C.C; ALCÂNTRA, C.S. (Org.). História em Quadrinhos: Interdisciplinaridade e educação. São Paulo: Editora Reflexão, 2016.p. 103-134.
SANTANA, A.C.S. MÃO NO BOLSO: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, H. (Org.) Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.
SOUSA, F. E. E. A pergunta como estratégia de mediação didática no ensino de matemática por meio da Sequência Fedathi. 258f. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14363. Acesso em 16 abr. 2021.
STANAT, D. F.; MCALLISTER, D. F. Discrete mathematics in computer science. Prentice Hall, 1977.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino: In: BARBOSA, A. et al. (Org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2016. p.7-29.