Os conhecimentos que emergem da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559) a partir da visão dos licenciandos em matemática da UECE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5057Palabras clave:
Régua de Carpinteiro, Instrumentos Matemáticos, Ensino de MatemáticaResumen
Como forma de contribuir para o processo de construção de uma aliança entre a história da matemática e o ensino, muitos pesquisadores brasileiros têm realizado estudos a respeito das potencialidades didáticas no processo de inserção de instrumentos matemáticos ao ensino. A partir de um tratamento didático, tais instrumentos podem ser aplicados a um determinado grupo acadêmico, como forma de legitimar esses artefatos como um recurso ao professor de Matemática. Dessa forma, o intuito desse artigo é apresentar as percepções dos participantes do minicurso “A matemática no processo de graduação da régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520 – 1559)”, realizado na XXV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, em relação aos conceitos matemáticos incorporados ao instrumento régua de carpinteiro. Assim, para que esse objetivo fosse alcançado, se fez necessário, realizar um estudo descritivo, no qual foram expostos e registrados alguns dados obtidos a partir das discussões e atividades realizadas no minicurso. A partir da coleta e descrição dos dados obtidos na realização do minicurso, foi possível observar que os participantes identificaram, no instrumento régua de carpinteiro, itens potencialmente didáticos, associados aos processos de construção e graduação da régua. Conteúdos presentes atualmente na educação básica foram identificados pelos cursistas, como a divisão, multiplicação, frações equivalentes etc. Portanto, é possível concluir que a régua de carpinteiro e a tabela de medidas da madeira, possuem itens potencialmente didáticos, que podem contribuir com o processo de construção de uma interface entre a história da matemática e o ensino, com o foco principalmente voltado para a incorporação de instrumentos matemáticos ao ensino.
Palavras-chave: Régua de Carpinteiro; Instrumentos Matemáticos; Ensino de Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília, 2018.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Matemática. Brasília: MECSEF, 1998.
CASTILLO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. 2016. 121 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016.
DIGGES, Leonard. A boke named Tectonicon. London: Iohn Daye, 1556.
DIGGES, Leonard. A booke named Tectonicon. London: Felix Kyngston, 1605 Disponível em: https://ia802707.us.archive.org/17/items/bookenamedtecton00digg/bookenamedtecto%2 0n00digg_bw.pdf Acesso em: 01 jan. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2003. 311 p.
PAULINO, Sabrina de Sousa; ARGEMIRO FILHO, Carlos Ferreira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA 1E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 20, p. 170-180, 12 jul. 2020. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838.
PAULINO, Sabrina de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A abordagem de conceitos matemáticos por meio da tabela de medidas da madeira de Leonard Digges (1520-1559). Remat: Revista Eletrônica da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 1, p. e2007, 6 abr. 2021. Instituto Federal de Educacao - Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul. http://dx.doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4265.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A balestilha descrita na obra Chronographia repertorio dos tempos (1603): discussões iniciais sobre o saber incorporado no instrumento. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 11, n. 4, p.105-118, dez. 2017.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, v. 13, n. 25, pp. 342-372, 2019.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 5, n. 14, p. 109-122, 25 ago. 2018. Boletim Cearense de Educacao e História da Matemática - BOCEHM. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p. Disponível em: <https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao>. Acesso em: 04 dez. 2020.
SÁ, Eliane Ferreira de et al. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 625-650, jul. 2017. Disponível em:
<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782017000300625&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 03 dez. 2020.
SAITO, Fumikazu. A RECONSTRUÇÃO DE ANTIGOS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DIRIGIDA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação: Teoria e Prática, [S.L.], v. 29, n. 62, p. 571-589, 19 dez. 2019. Departamento de Educacao da Universidade Estadual Paulista – UNESP. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n62.p571-589.
SAITO, Fumikazu. INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista de Matemática Ensino e Cultura, ano 9, n. 16, p. 25-47, maio-ago., 2014.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015. [ISBN: 978-85-7861-372-3]
SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza.