A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO UTILIZANDO O VÍDEO COMO SUPORTE

Autores

  • Ticiana de Sousa Lima
  • Ana Maria Silva Guedes Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.51

Palavras-chave:

Recursos audiovisuais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Matemática

Resumo

Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, os recursos audiovisuais têm se tornado um desafio para educadores, no que diz respeito à inserção de vídeos na prática pedagógica. Os vídeos contribuem de forma significativa para o aprendizado do aluno, por serem uma ferramenta que conjuga sons, imagens e ações. Dessa forma, esse artigo traz uma discussão, que alia os vídeos à História da Matemática, a partir das potencialidades que a revisão da literatura realizada coloca e propõe aos professores, isto é, a utilização destes como ferramenta de apoio para o ensino de conteúdos matemáticos. Para isso fez-se um levantamento em artigos, anais, livros, dissertações e teses que discorriam sobre a utilização do vídeo e a História da Matemática. Em seguida, fez-se um estudo descritivo sobre a trajetória do vídeo e vinculou-o com a História da Matemática, no intuito de utilizá-lo como recurso metodológico para o ensino de conteúdos matemáticos. Percebeu-se que autores como Moran (1995), Rocato (2009), Bravo (2000) dentre outros, defendem a partir de um planejamento adequado a inserção do vídeo como ferramenta que possibilita ao educando uma aprendizagem significativa. Além disso, observou-se no trabalho de Machado (2011) a disponibilização de vídeos que permitem aos professores integrarem a História da Matemática com os conteúdos matemáticos. Logo, conclui-se que a História da Matemática aliada ao vídeo oferece ao docente uma opção didática para uma prática pedagógica mais instigante, atrativa e enriquecedora.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

LIMA, T. de S.; GUEDES, A. M. S.; PEREIRA, A. C. C. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO UTILIZANDO O VÍDEO COMO SUPORTE. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 33–47, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v3i9.51. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/51. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>