A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO UTILIZANDO O VÍDEO COMO SUPORTE
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i9.51Palavras-chave:
Recursos audiovisuais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação MatemáticaResumo
Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, os recursos audiovisuais têm se tornado um desafio para educadores, no que diz respeito à inserção de vídeos na prática pedagógica. Os vídeos contribuem de forma significativa para o aprendizado do aluno, por serem uma ferramenta que conjuga sons, imagens e ações. Dessa forma, esse artigo traz uma discussão, que alia os vídeos à História da Matemática, a partir das potencialidades que a revisão da literatura realizada coloca e propõe aos professores, isto é, a utilização destes como ferramenta de apoio para o ensino de conteúdos matemáticos. Para isso fez-se um levantamento em artigos, anais, livros, dissertações e teses que discorriam sobre a utilização do vídeo e a História da Matemática. Em seguida, fez-se um estudo descritivo sobre a trajetória do vídeo e vinculou-o com a História da Matemática, no intuito de utilizá-lo como recurso metodológico para o ensino de conteúdos matemáticos. Percebeu-se que autores como Moran (1995), Rocato (2009), Bravo (2000) dentre outros, defendem a partir de um planejamento adequado a inserção do vídeo como ferramenta que possibilita ao educando uma aprendizagem significativa. Além disso, observou-se no trabalho de Machado (2011) a disponibilização de vídeos que permitem aos professores integrarem a História da Matemática com os conteúdos matemáticos. Logo, conclui-se que a História da Matemática aliada ao vídeo oferece ao docente uma opção didática para uma prática pedagógica mais instigante, atrativa e enriquecedora.