UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i8.77

Palavras-chave:

História da Matemática; Educação matemática; Práticas matemáticas históricas; Unidade Básica de Problematização - UBP.

Resumo

A Unidade Básica de Problematização – UBP, que é um flash de memória discursiva, descreve uma prática sociocultural num campo da atividade humana e, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP faz parte do quadro de metodologias ativas, e por meio de atividades de investigação proporciona o desenvolvimento do aluno com uma aprendizagem ativa, oferecendo a ele uma autonomia no aprendizado na construção do seu conhecimento em sala de aula. Nesse processo, o professor está inserido e se compromete com o aprendizado do aluno, estimulando e permitindo a discussão entre os mesmos, conduzindo-os apenas se necessário, ao passo que os alunos examinam e refletem sobre a historicidade e cultura matemática propostas, realizando assim o exercício do pensar. Nesse artigo além de realizarmos um estudo sobre a inserção das práticas matemáticas históricas no ensino, apresentaremos também uma proposta de UBP no intuito de proporcionar um recurso com futura aplicação em sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa proporciona aos professores outra possibilidade metodológica que pode ser aplicada em qualquer nível de ensino, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

TAVARES, M. O.; PEREIRA, A. C. C. UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS HISTÓRICAS POR MEIO DE UBP NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 8, p. 60–71, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v3i8.77. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/77. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>