A INSERÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LOGARITMO

Autores

  • Verusca Batista Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Hosana de Fátima Melo da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i10.48

Palavras-chave:

Instrumentos matemáticos, HIstória da Matemática, Formação inicial de professores, Régua de Cálculo Circular

Resumo

A inserção da história no ensino de Matemática já é alvo de pesquisa entre estudiosos brasileiros. Nessa vertente, a utilização de instrumentos matemáticos que, historicamente foram importantes no desenvolvimento da Ciência, é uma forma de compreender um determinado assunto. Dentre eles, encontra-se a Régua de Cálculo Circular, um instrumento criado por William Oughtred (1574-1660) que incorpora conhecimentos matemáticos que implicam até os dias atuais. Em meio as possibilidades de uso desse instrumento, escolhemos tratar do conteúdo Logaritmos. Desta forma, este artigo discute brevemente sobre as potencialidades e limitações do uso da Régua de Cálculo Circular como ferramenta auxiliadora no ensino e na aprendizagem de Logaritmos a partir da visão de discentes de um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará – UECE. O curso teve duração de 34h/a, na qual por meio de questionários e atividades, obtivemos os dados pertinentes à pesquisa. De um modo geral, percebe-se que os discentes participantes não haviam tido contato com os instrumentos históricos anteriormente, muito embora já haviam trabalhado com a História da Matemática, mas que, após o curso, consideraram a utilização desses objetos uma forma de facilitar o ensino e a aprendizagem do conteúdo de Logaritmos. Fica claro que a utilização de meios alternativos na Educação Matemática favorece a compreensão dos assuntos estudados. Tem-se na História da Matemática, em particular a construção de instrumentos matemáticos, um meio para contribuir para um ensino mais significativo ao proporcionar uma visão diferenciada no ensino dos Logaritmos por meio da manipulação e análise do objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

ALVES, V. B.; SILVA, H. de F. M. da; PEREIRA, A. C. C. A INSERÇÃO DA RÉGUA DE CÁLCULO CIRCULAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LOGARITMO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 48–61, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i10.48. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/48. Acesso em: 19 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>