Elementos da História Social da Educação Matemática no Brasil: O caso dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10527Palabras clave:
Pós-Graduação, Brasil, Ensino de Ciências, Educação MatemáticaResumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama histórico sobre o surgimento dos cursos de Pós-Graduação no Brasil, com um olhar específico em relação à origem dos programas de Ensino de Ciências e Educação Matemática no país. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de investigar o contexto social, histórico e político em que a Pós-Graduação foi concebida no país. Também foram examinados, na Plataforma Sucupira, os programas de Pós-Graduação em Educação Matemática em ordem cronológica e a quantidade de programas acadêmicos e profissionais existentes em cada região brasileira, em 2019, com o intuito de analisar o crescimento desses programas no país, desde a sua criação. No percurso deste trabalho, foram elencados alguns momentos importantes que antecederam a implantação, de fato, da pós no Brasil, a saber: a vinda de professores estrangeiros para atuarem no Ensino Superior brasileiro, na década de 1930; a primeira menção do termo Pós-Graduação no Decreto nº 21.321/1946 e a criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 1951. Após esses marcos, em 1965, com o Parecer Sucupira, no contexto da Ditadura Militar, a Pós-Graduação é institucionalizada oficialmente no Brasil. Anos mais tarde, em 1973, é implantado, no Brasil, o primeiro Mestrado em Ensino de Ciências, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e, em 1984, é criado o primeiro Mestrado em Educação Matemática, na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Campus Rio Claro. A criação desses programas marca o início das pesquisas em Pós-Graduação com o objetivo de investigar os processos de ensino e aprendizagem das ditas ciências duras. Por fim, conclui-se que a Pós-Graduação no Brasil surge em uma época de muita repressão política, é espelhada, principalmente, no modelo americano e que, aos poucos, vai se estruturando no país, com o surgimento de diversos programas no Brasil, inclusive aqueles voltados ao Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, M. F.; OLIVEIRA, J. F. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 2, p. 351-376, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/53680/33095> Acesso em: 05 set. 2019.
BRASIL. Decreto nº 21.321, de 18 de junho de 1946. Estatuto da Universidade do Brasil. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/6/1946, Página 9256 (Publicação Original). Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-21321-18-junho-1946-326230-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 30 out. 2019.
_______. Decreto-Lei n. 53, de 18 de novembro de 1966. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-53-18-novembro-1966-373396-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019
_______. Decreto-Lei n. 252, de 28 de fevereiro de 1967. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-252-28-fevereiro-1967-376151-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 07 de novembro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parece n. 977/65, de 4/12/1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Documenta, Brasília, DF, p. 67-86, 1965.
BURGOS, Cinthia del Carmen Humbría and GONZALEZ, Fredy Enrique. ESPACIOS DE FORMACIÓN COMPLEMENTARIA DE LOS EDUCADORES MATEMÁTICOS VENEZOLANOS. CASO: ESCUELA VENEZOLANA PARA LA ENSEÑANZA DE LA MATEMÁTICA - EVEM. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e99353. Epub July 05, 2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/99353.
FERREIRA, V. L.; SANTOS, V. de M. O processo histórico de disciplinarização da Metodologia do Ensino de Matemática. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.42a, pp.163-192. ISSN 0103-636X. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100009.
FREITAS, M. A. O.; CUNHA, I. C. K. O. Pós-Graduação Lato Sensu: Retrospectiva Histórica e Política Atual. Anais... In: IX Congresso Nacional de Educação, p. 975-982, Paraná, 2009.
GARNICA, A. V. M.; SOUZA, L. A. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GONZÁLEZ, Fredy. Un modelo didáctico para la formación inicial de profesores de matemática. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, vol. 11, núm. 1, enero-junio, 2010, pp. 47-59. https://www.redalyc.org/pdf/410/41021794004.pdf
GUTIERRE, L. S. O ensino de matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma Modernização (1950-1980). 2008. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. (Org.). Práticas socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Col. Contextos da Ciência).
MOREIRA, M. A. Una visión Toulminiana respecto a la disciplina investigación básica en educación en ciencias: el rol del foro institucional. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2005, vol.11, n.2, pp.181-190. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000200003.
MORITZ, G. O.; MORITZ, M. O.; MELO, P. A. A pós-graduação brasileira: evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 2, p. 3-34, 2013. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/21108/a-pos-graduacao-brasileira--evolucao-e-principais-desafios-no-ambiente-de-cenarios-prospectivos/i/pt-br> Acesso em: 12 set. 2019.
NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. (orgs.) A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
NOIRIEL, G. Introducción a la sociohistoria. Madrid: Siglo XXI Editores, 2011
PLATAFORMA SUCUPIRA. Disponível em: < https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.jsf;jsessionid=pmTKQU68XzpDp6suy23ZLJyT.sucupira-204> Acesso em: 12 set. 2019.
SAVIANI, D. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, jan./jun. 2000, p. 1-19, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná, Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118251004> Acesso em: 05 set. 2019.
__________. O Legado Educacional do Regime Militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a02v2876.pdf> Acesso em: 07 nov. 2019.
STEINER, J E. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estudos Avançados, vol.19 n.54, p. 341-365, 2005.
__________. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008.
SUCUPIRA, N. Antecedentes e Primórdios da Pós-graduação. Fórum Educacional, 4 (4): 3-18, Rio de Janeiro, out./dez. 1980.
TRINDADE, H.. “Disciplinarização” e construção institucional da sociologia nos países fundadores e sua reprodução na América Latina. Sociologias [online]. 2018, vol.20, n.47, pp.210-256. ISSN 1517-4522. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-020004707.
TOULMIN, S.. La comprensión humana: el uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid, Alianza, 1977. 523 p
VALENTE, W. R. (2005). A matemática escolar: epistemologia e história. Revista Educação Em Questão, 23(9), 16-30. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8340
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Fredy Enrique González, Francisco de Oliveira Neto, Alana Tamires Fernandes de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.