Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5207

Palavras-chave:

Estado da arte, Educação Matemática, Análise de Conteúdo

Resumo

Diante da crescente necessidade de organização, sintetização e mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, aliada à progressiva popularização das pesquisas do tipo estado da arte no Brasil, este artigo busca apresentar e discutir pressupostos e apontamentos teóricos referentes à metodologia da pesquisa na modalidade consagrada sob a denominação de estado da arte. Para tanto, um ensaio teórico é desenvolvido no intuito de destacar as principais etapas, adversidades e especificidades dentro desta modalidade de investigação. São descritos e discutidos em detalhes os procedimentos metodológicos para o garimpo da produção, as bases de dados, a seleção das variáveis e seus tipos, a composição das categorias temáticas e, por fim, a técnica de análise conhecida como Análise de Conteúdo. Os aspectos de caráter prático são destacados, sobretudo no que tange o processo de pré-análise, que inclui as fases de definição dos descritores para direcionar as buscas a serem realizadas; localização dos bancos de pesquisas em bibliotecas digitais e sites de busca; o estabelecimento de critérios para a seleção do material; o efetivo levantamento das pesquisas catalogadas; a leitura sistemática e exploratória dos textos, com elaboração de sínteses preliminares; a organização do relatório de estudo compondo a sistematização das sínteses; e a elaboração das conclusões preliminares. Os principais resultados destacam a complexidade do processo de classificação das variáveis do estudo por meio da técnica de análise de conteúdo; a composição das categorias temáticas, que desponta como um dos maiores desafios nesta modalidade investigativa; e, por fim, a necessidade de produção de novos dados com base nos dados coligidos. Esta produção manifesta-se na medida em que as pesquisas são analisadas e desta análise despontam novos conhecimentos e informações que só são possíveis a partir de inventários dessa natureza.

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Biografia do Autor

Rodrigo Medeiros dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

É licenciado pleno em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA; possui especialização e mestrado em Matemática e Estatística, na linha de Controle Estatístico de Qualidade e métodos robustos, pela Universidade Federal do Pará-UFPA; e Doutorado em Educação, na linha de Ensino e Práticas Culturais, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente, é professor adjunto do programa de Ciências Exatas da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. É avaliador/revisor da revista Educação Matemática Pesquisa, da PUC-SP (QUALIS A2 da Capes), e da revista Zetetiké, da Unicamp (QUALIS A2 da Capes). Tem experiência na área de Estatística Aplicada; Ensino, com ênfase em Didática da Matemática, Saberes docentes e Formação do professor; Educação Especial; Educação Estatística; e Probabilidade e Estatística. 

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Membro da "Rede Iberoamericana de investigadores sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", envolvendo pesquisadores da área de Educação Matemática de 10 países. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Recentemente, de julho/2017 a junho/2020, foi membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-Ed) do CNPq.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

SANTOS, R. M. dos; FIORENTINI, D. Apontamentos e percursos metodológicos nas pesquisas do estado da arte em Educação Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 01–18, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5207. Acesso em: 24 dez. 2024.