Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): enfoque no estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.10944

Palavras-chave:

OBMEP, programas , Ceará

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar o funcionamento, a estrutura e o programa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como compreender sua relevância para o estado do Ceará. O estudo se deu por meio de uma pesquisa do tipo documental, de abordagem descritiva quali-quantitativa. A análise de dados, conforme objetivo definido, buscou se concentrar em três categorias de análise, a citar: características do programa OBMEP; resultados do Ceará na OBMEP e participação cearense em programas e ferramentas presentes na OBMEP. Concluiu-se que programas como o PIC jr, o PIC e o PICME, implementados pela OBMEP, indicam uma tentativa de democratização da Matemática aos estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, buscando promover, assim, novas formas de compreender essa área do conhecimento. Entretanto, quando é realizado um comparativo entre índices educacionais em larga escala (PISA e SPAECE), não é possível observar grandes impactos em números de referências, ou seja, metas educacionais a serem atingidas. Nessa perspectiva, sugere-se que a prática e a inserção dos programas e projetos da OBMEP sejam voltadas, também, para que o conhecimento matemático possa ser alcançado por todos, sendo necessário que os projetos desenvolvidos também sejam voltados para esse tipo de problemática, ou seja, alunos com baixos rendimentos na disciplina de Matemática.

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Biografia do Autor

Maurício José Nascimento Macêdo, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pelo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA (2018) e Mestrado em Matemática - PROFMAT (2019-2022) pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Foi professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Iguatu; Foi Professor de Matemática do Centro de Formação Educacional e Profissional de Várzea Alegre (sem vinculo empregatício); Foi professor da rede pública municipal de ensino de Quixelô-CE e atualmente é professor de Matemática da rede estadual do Ceará (SEDUC-CE). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática Básica e Superior, atuando principalmente: ensino médio técnico e integrado nos cursos: Integrados em Agropecuária e Agroindústria; e superior nos cursos: Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Administração e Especialização em Psicopedagogia.

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Canindé, Brasil

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

MACÊDO, M. J. N.; CARDOSO, M. B. Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): enfoque no estado do Ceará. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 31, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i31.10944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10944. Acesso em: 3 maio. 2024.