O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autor/innen

  • Gisele Pereira Oliveira Universidade Federal do Ceará/ UFC
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i18.2325

Schlagworte:

Engenharia Didática; Sequência Fedathi; Formação de Professores de Matemática; Objetos de Aprendizagem; Metodologia.

Abstract

Estamos inseridos na era da informação e comunicação, período de avanços tecnológicos significativos na Educação, desse modo, esse estudo, visa apresentar um recorte da experiência de uma pesquisa de mestrado, frente à formação de professores de Matemática sobre o uso pedagógico de Objetos de Aprendizagem (OAs), em que, destacamos neste, a importância do uso de ferramentas metodológicas no ensino de Matemática. E, mediante ao uso da metodologia de pesquisa, Engenharia Didática de segunda geração, organizada segundo as etapas, análise preliminar, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação; conseguimos realizar um curso de extensão universitária para docentes de Matemática, possibilitando um letramento tecnológico no ensino de Matemática, tendo ainda nesta ocasião, a apresentação e experimentação da metodologia de ensino, Sequência Fedathi, que diante das etapas, tomada de posição, maturação, solução e prova, conseguiu oferecer para alunos e professores, o acesso e divulgação de saberes do conhecimento matemático, de forma processual e construtiva. Além disso, conseguimos compreender como a utilização de ferramentas metodológicas na formação de professores de Matemática pode colaborar com o ensino de Matemática. Tendo ademais, com o auxílio do método de Análise de Conteúdos, a possibilidade de identificar, conhecer e categorizar as percepções dos professores de Matemática, diante desta temática. E, também, entre os resultados levantados, constatamos que 41% dos professores participantes do curso, buscavam conhecer metodologias inovadoras para o ensino de Matemática, concluindo desse modo, após verificar os dados coletados, que os professores, em formação inicial e continuada, identificam o uso pedagógico de OAs como ferramentas didáticas auxiliadoras e facilitadoras na explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.

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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-12-31

Zitationsvorschlag

OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, A. C. C. O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA E DA SEQUÊNCIA FEDATHI COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 65–78, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i18.2325. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2325. Acesso em: 23 apr. 2025.

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