TIKTOK COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13086

Palavras-chave:

TikTok, Conceito de Fração, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo investiga como o TikTok pode ser utilizado como ferramenta de apoio na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A motivação para essa pesquisa decorre das dificuldades frequentes dos alunos em compreender frações, influenciadas por experiências negativas anteriores e pela abordagem tradicional de ensino de matemática. O problema central foi identificar as principais dificuldades nessa aprendizagem e explorar como o TikTok poderia contribuir para auxiliar a superar esses obstáculos. O objetivo principal foi analisar os possíveis impactos do TikTok nesse contexto, buscando uma abordagem mais dinâmica e estimulante para a compreensão desse conceito matemático. O estudo baseou-se em teorias da Educação Matemática, especialmente a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, e adotou uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio da produção de vídeos no TikTok por duas turmas de 6º ano, entrevistas, observações em sala de aula e uma atividade de verificação da compreensão dos alunos. A análise dos dados foi realizada através da triangulação de dados, combinando diferentes fontes de informação para uma compreensão mais completa. Os resultados demonstraram que o TikTok foi eficaz em promover uma abordagem interativa e contextualizada, contribuindo para aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos em relação ao conceito de fração. Concluiu-se que o TikTok pode ser uma ferramenta de apoio pedagógico, tornando o aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade dos alunos. Recomenda-se para pesquisas futuras investigar os possíveis impactos a longo prazo do TikTok em diversos conceitos matemáticos e analisar a percepção dos professores sobre o uso dessa ferramenta como recurso de apoio no ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Marinete Santana Wutke Welmer, Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES

Mestrado em Ensino na Educação Básica pelo PPGEEB/CEUNES/UFES (2024). Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), Especialização em Matemática pela FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006), Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva pelo IFES (2021) e Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela UFPI (2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Possui trabalhos na área de Educação do Campo, Etnomatemática e Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Atuou como tutora EAD/IFES Campus Piúma no Curso de Complementação Pedagógica em Matemática e como professora Mediadora do Curso de Graduação em Tecnologia para Sistemas de Internet no Polo IFES-Conceição da Barra-ES. Atualmente é professora da rede municipal de educação de Sâo Mateus-ES e orientadora voluntária da Pós-graduação em Práticas Pedagógicas do IFES.

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2025-01-17

Como Citar

WELMER, M. S. W.; CARDOSO, V. C. TIKTOK COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–19, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13086. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13086. Acesso em: 21 jan. 2025.