TIKTOK COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13086Palavras-chave:
TikTok, Conceito de Fração, Aprendizagem, Ensino FundamentalResumo
O artigo investiga como o TikTok pode ser utilizado como ferramenta de apoio na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A motivação para essa pesquisa decorre das dificuldades frequentes dos alunos em compreender frações, influenciadas por experiências negativas anteriores e pela abordagem tradicional de ensino de matemática. O problema central foi identificar as principais dificuldades nessa aprendizagem e explorar como o TikTok poderia contribuir para auxiliar a superar esses obstáculos. O objetivo principal foi analisar os possíveis impactos do TikTok nesse contexto, buscando uma abordagem mais dinâmica e estimulante para a compreensão desse conceito matemático. O estudo baseou-se em teorias da Educação Matemática, especialmente a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, e adotou uma abordagem qualitativa de cunho exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio da produção de vídeos no TikTok por duas turmas de 6º ano, entrevistas, observações em sala de aula e uma atividade de verificação da compreensão dos alunos. A análise dos dados foi realizada através da triangulação de dados, combinando diferentes fontes de informação para uma compreensão mais completa. Os resultados demonstraram que o TikTok foi eficaz em promover uma abordagem interativa e contextualizada, contribuindo para aumentar o engajamento e a compreensão dos alunos em relação ao conceito de fração. Concluiu-se que o TikTok pode ser uma ferramenta de apoio pedagógico, tornando o aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade dos alunos. Recomenda-se para pesquisas futuras investigar os possíveis impactos a longo prazo do TikTok em diversos conceitos matemáticos e analisar a percepção dos professores sobre o uso dessa ferramenta como recurso de apoio no ensino de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, Jussara Loyola; BORBA, Marcelo de carvalho. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2023. 225 p.
BARIN, Claudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; SILVA, Marcelo Freitas. O uso do TikTok no contexto educacional. RENOTE. V. 8, N. 2, 630-639, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110306.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sara Knoopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto. 1994. 336 p.
BOLOGNANI, Ana Carla de Almeida. Ensino e aprendizagem de frações mediados pela tecnologia: uma análise à luz da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá. 2015. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/112/1/dissertacao_bolognani_2015.pdf.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em Ensino e Sala de Aula: Diferentes Vozes em uma Investigação. Belo Horizonte: Autêntica. 2019. 126 p.
BORBA, Marcelo de Carvalho; OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. RBECT. V. 11, N. 2, p. 181-213, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n2.8434.
BORBA, Marcelo de Carvalho; XAVIER, José Fábio. Vídeos curtos na perspectiva dos seres-humanos-com-mídias e da Teoria da Atividade. INTERMATHS. V. 3, N. 2, p. 4-18, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11869.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução: Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda. 1974. 220 p.
BRANDÃO, Ana Erly de Souza; BRANDÃO, Paula Emelly; SOUZA, Paulo Deyvity Rodrigues de. A utilização do TikTok como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Anais do VIII CONEDU. Maceió: Encontro Nacional de Educação. 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_EV174_MD1_ID13600_IB2962_07092022181525.pdf.
CARDOSO, Valdinei Cezar; OLIVEIRA, Samuel Rocha; KATO, Lilian Akemi. A study on the semiotic representations and the cognitive theory of multimedia learning in math classes using digital videos.The RIPEM. V. 5, N. 1, p. 36-54, 2014.
CASTRO-FILHO, José Alves de; FREIRE, Raquel Silva; CASTRO, João Batista de. Tecnologia e aprendizagem de conceitos matemáticos. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 93–98, 2017. DOI: 10.17921/217.
DA ROCHA, Carlos José Trindade; DE FARIAS, Sidilene Aquino. Metodologias Ativas de Aprendizagem Possíveis ao Ensino De Ciências E Matemática. REAMEC. V. 8, N. 2, p. 69-87, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/METODOLOGIAS-ATIVAS-DE-APRENDIZAGEM-POSSÍVEIS-AO-DE-ROCHA-FARIAS.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. 2002. 250 p.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record. 2004. 145 p.
JUSTULIN, Andresa Maria; PIROLA, Nelson Antônio. Um estudo sobre as relações entre as atitudes em relação à Matemática e a resolução de problemas envolvendo frações. Anais do 12º EBRAPEM.Rio Claro: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação. 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/304-1-b-gt3_justulin_ta.pdf.
HITZSCHKY, Rayssa Araújo. Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa fundamentado na Base Nacional Comum Curricular. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação.
MAYER, Richard Edward. Multimedia Learning. New York: Cambridge University Press. 2009. 230 p.
MILANI, Maria Luiza; KATO, Lilian Akemi; CARDOSO, Valdinei Cardoso. Modelagem matemática e aprendizagem de geometria: possíveis aproximações por meio de vídeos. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. V. 6, N. 1, p. 1-13, 2015.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TikTok como Novo Suporte Midiático para a Aprendizagem Criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos. V. 1, N. 2, p. 5-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br?ipa?article?vieww?30795.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora. 2008. 120 p.
NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 245 p.
PAPERT, Symon. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998. 150 p.
SANCHEZ, Jesúz-Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2004. 296 p.
SANTOS, Kleber Emanuel Oliveira; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Mídias Sociais e educação em tempos de Pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. Em Teia. V. 11, N. 2, p. 23-35, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248135.
STOICA, Alexandru. Using Math Projects in Teachingand Learning. Procedia. Social and Behavioral Sciences. V. 180, N. 65, p. 702-708, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.181.
TAVARES, Nayane Maria Moreira; SILVA, Everson Júnior; MARTINS, Karen de Moura; COSTA, Carla Aparecida; OLIVEIRA, Fabiana Lúcio de. Utilização do aplicativo TikTok como ferramenta educacional. Anais do 7º Encontro de Licenciaturas. 2022. Belo Horizonte: Encontro de Licenciaturas Educação em Foco. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br.
WANG, Yung. Influence of camera view on TikTok users’ presence, immersion, andadoption intent. Computers in Human Behavior. V. 110, N. 78, p. 106373-106379, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106373.
WITT, Caroline. O ensino das frações por meio de jogos e aplicativos digitais. Trabalho de Conclusão de Curso. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Disponível em: http://repositotio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11083.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marinete Santana Wutke Welmer, Valdinei Cezar Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.