Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8587Palavras-chave:
Khan Academy, Google Sala de Aula, Google Formulários, Educação Básica.Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência com foco no ensino de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. A pesquisa teve como objetivo geral identificar potencialidades e fragilidades no uso dos Recursos Educacionais Digitais Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado com 11 alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Catarina, utilizando-se como instrumentos para a coleta dos dados: registros em diário de bordo, registros escritos das respostas dadas aos questionários, testes aplicados e dados obtidos diretamente do Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários. Utilizou-se também o WhatsApp para contato com os alunos participantes desse estudo. Observou-se como fragilidades, nessa experiência, a não implementação de aulas síncronas, algumas dificuldades iniciais dos alunos no entendimento e uso do Khan Academy e na resolução de atividades matemáticas. Com relação as potencialidades observadas, destacam-se: o Khan Academy como um recurso digital com múltiplas funcionalidades para o ensino de Matemática, sendo completo em relação aos objetos de conhecimento matemáticos trabalhados e por proporcionar um ensino individualizado; o Google Sala de Aula, que se mostrou bastante eficiente para postagem, envio e recebimento de materiais didáticos e o Google Formulários como um bom recurso para aplicação de avaliações on-line. Também se destaca, como ponto positivo, desse estudo, o uso destes Recursos Educacionais Digitais como forma de retomada das aulas em tempos de pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621/575. Acesso em: 25 set. 2022.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica, p. 107-119, 2019.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Potencial scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM Mathematics Education, v. 41, p. 453-465, 2009.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Ensino Fundamental). Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacionalde-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 11 out. 2019.
CORRÊA, Paulo Marcos Hollweg. A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática: um relato de experiência. 2016. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Rio Grande, 2016.
JOHANNSEN, Deise de Matos. Inserção do Khan Academy nas aulas de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2015. Monografia (Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental, Porto Alegre, 2015. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/194950. Acesso em: 25 set. 2022.
KONZEN, Sandra. Reflexões acerca do uso do Khan Academy para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Fronteira Sul, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Chapecó, 2020.
MOGNHOL, Tiago Delpupo. O uso da plataforma adaptativa Khan Academy no ensino de matemática e o impacto nas avaliações. 2015. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Vitória, 2015.
RADIN, Leandro Duarte; RODRIGUES, Márcio Alexandre Rodriguez de. O estudo da semelhança de triângulos: uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem. 2015. Monografia (Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Matemática, mídias digitais e didática para a educação básica, Porto Alegre, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.