Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i28.8587

Palavras-chave:

Khan Academy, Google Sala de Aula, Google Formulários, Educação Básica.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência com foco no ensino de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. A pesquisa teve como objetivo geral identificar potencialidades e fragilidades no uso dos Recursos Educacionais Digitais Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado com 11 alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Catarina, utilizando-se como instrumentos para a coleta dos dados: registros em diário de bordo, registros escritos das respostas dadas aos questionários, testes aplicados e dados obtidos diretamente do Khan Academy, Google Sala de Aula e Google Formulários. Utilizou-se também o WhatsApp para contato com os alunos participantes desse estudo. Observou-se como fragilidades, nessa experiência, a não implementação de aulas síncronas, algumas dificuldades iniciais dos alunos no entendimento e uso do Khan Academy e na resolução de atividades matemáticas. Com relação as potencialidades observadas, destacam-se: o Khan Academy como um recurso digital com múltiplas funcionalidades para o ensino de Matemática, sendo completo em relação aos objetos de conhecimento matemáticos trabalhados e por proporcionar um ensino individualizado; o Google Sala de Aula, que se mostrou bastante eficiente para postagem, envio e recebimento de materiais didáticos e o Google Formulários como um bom recurso para aplicação de avaliações on-line. Também se destaca, como ponto positivo, desse estudo, o uso destes Recursos Educacionais Digitais como forma de retomada das aulas em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Konzen, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2017). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e tutora à distância da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática 

Rosane Rossato Binotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Foi professora do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (atual Universidade Franciscana - UFN) no período de março de 2002 até julho de 2009. Foi professora efetiva da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no período de agosto de 2009 a setembro de 2011. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó. Atua no Curso de Matemática - Licenciatura e no PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Atuou como Coordenadora Acadêmica do Campus Chapecó, de abril de 2016 a 27 de julho de 2019.Tem experiência na área de Matemática com ênfase em disciplinas de Geometria, Tecnologias Digitais em Educação e História da Matemática.Orienta pesquisas em Matemática e Educação Matemática com ênfase em Tecnologias Digitais, Educação Matemática Crítica, Pensamento Computacional, Ensino e aprendizagem da Matemática. É membro dos Grupos de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática- GPTMEM da UFFS, Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM e Grupo de Pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática - DIEEM, todos certificados no CNPq. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na UNESP - Rio Claro

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede: Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621/575. Acesso em: 25 set. 2022.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica, p. 107-119, 2019.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Potencial scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM Mathematics Education, v. 41, p. 453-465, 2009.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Ensino Fundamental). Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacionalde-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 11 out. 2019.

CORRÊA, Paulo Marcos Hollweg. A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática: um relato de experiência. 2016. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Rio Grande, 2016.

JOHANNSEN, Deise de Matos. Inserção do Khan Academy nas aulas de Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2015. Monografia (Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental, Porto Alegre, 2015. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/194950. Acesso em: 25 set. 2022.

KONZEN, Sandra. Reflexões acerca do uso do Khan Academy para o ensino de semelhança de triângulos em aulas remotas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Fronteira Sul, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Chapecó, 2020.

MOGNHOL, Tiago Delpupo. O uso da plataforma adaptativa Khan Academy no ensino de matemática e o impacto nas avaliações. 2015. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Vitória, 2015.

RADIN, Leandro Duarte; RODRIGUES, Márcio Alexandre Rodriguez de. O estudo da semelhança de triângulos: uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem. 2015. Monografia (Especialização). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Matemática, mídias digitais e didática para a educação básica, Porto Alegre, 2015.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Como Citar

KONZEN, S.; BINOTTO, R. R. Uma experiência com ensino remoto de semelhança de triângulos em tempos de pandemia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–18, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.8587. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8587. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência