Revisão integrativa e análise estatística sobre atuação docente no ensino superior na percepção dos discentes de cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3973Palabras clave:
Educação, ENADE, AvaliaçãoResumen
O presente artigo busca analisar os dados fornecidos pelo INEP, do ENADE 2017, com uma revisão integrativa acerca do assunto tratado, para uma compreensão da percepção dos discentes sobre os docentes, já que o comportamento didático-pedagógico influencia diretamente no aprendizado. A pesquisa é constituída de duas etapas a primeira com a revisão já mencionada onde busca relacionar trabalhos onde já se questionaram acerca da percepção estudantil e a segunda uma análise dos microdados do Enade 2017 sobre as perguntas didático-pedagógicas. Compreendendo que o professor pode tanto facilitar quanto dificultar a absorção dos conteúdos, sabendo-se que o trabalho foca nas licenciaturas e com isso acarreta a formação de professores. Desse modo, objetivou-se entender a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura que participaram no ENADE 2017, por meio de uma revisão integrativa que procura conciliar os dados aos trabalhos avaliados a respeito da organização didático-pedagógico.
Descargas
Citas
ANDRIOLA, CRISTIANY GOMES. Avaliação da Atuação dos Discentes de Instituições De Ensino Superior (IES): O Caso da Faculdade Cearense (FaC). Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Ceará, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, POLEDUC, Fortaleza, 2011.
BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510 de 7 de abril de 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2015.
FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B.; MARTINS, R. G. L.; BOTH, J.; KRUG, H. N. O Processo De Identização Docente Em Um Curso De Educação Física Na Perspectiva De Seus Discentes. J. Phys. Educ. vol. 30 Maringá 2019 Epub Dec 20, 2019.
GARCIA J. Avaliação e aprendizado na educação superior. Estudos em avaliação educacional, v. 20, n. 43, p. 201-210, mai./ago. 2009. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Enade 2017: Relatório Síntese de Área: Geografia (Bacharelado/Licenciatura). 2017.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 180-194, 9 jan. 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, 3 set. 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 828, de 16 de abril de 2019. Brasília, 2019.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
NICOLINI, A. M.; ANDRADE, R. B.; TORRES, A. A. G. Comparando os resultados do enade 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos Cursos de administração? Administração: Ensino E Pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.1 p. 161-196, jan./fev. 2013.
OLIVEIRA, SUÉLLEN CRISTINA VAZ DE. Avaliação do desempenho docente: o curso de educação física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade do Triangulo Mineiro, Uberaba, MG, 2014.
PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan/abr, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
SÁ, MARCIO GOMES DE. MOURA, GUILHERME LIMA. A crítica discente e a reflexão docente. CADERNOS EBAPE. BR, v. 6, no 4, dez. 2008.
SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 161-178, 1 maio 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
SOARES, L.; COLARES, M. L. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. e2951, 27 maio 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
SOUZA, J. R. S.; AKERMAN, M. Centro de Apoio ao Docente e Discente: avaliação por docentes e discentes universitários. ABCS Health Sciences, v.40 n.3, 2015. <https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.805>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo) v.8 n.1 São Paulo Jan/Mar. 2010.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2 maio 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 14, n. 52, p.291-310, jul./set. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a02v1452>. Acesso em: 29 de maio de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Pedro Eder Pedrosa, Kenia Edjane Oliveira, José Airton Pontes Junior (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.