Formação Docente e Práxis Pedagógica

narrativa de uma professora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3602

Palabras clave:

Formação Docente, Práxis Pedagógica, Educação

Resumen

O objetivo do trabalho é compreender as divergências e congruências no magistério em instituições pública e privada de ensino a partir da trajetória de vida e formação profissional de uma professora da Educação Básica, que tem experiência de ensino nessas instituições. Por intermédio da metodologia da história oral temática, foi realizada uma entrevista gravada, transcrita, textualizada e validada. Questionou-se quais as divergências e congruências da atuação no magistério em instituições particular e pública de ensino? Constatou-se que a professora não concebe a ideia de formar um pedagogo apenas com teoria, sem que este tenha vivenciado a prática. Ela acredita que a formação da graduação tem que melhorar e que deve estar mais voltada para a práxis. Por fim, esse estudo teve o intuito de proporcionar reflexões e debates acerca da formação docente, bem como da práxis pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduada em Pedagogia. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência e Iniciação Científica. É integrante do Grupo de Pesquisa - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de mulheres, biografia, história oral, memória, práticas educativas e formação de professores.

Citas

AZANHA, J.M.P. Autonomia da Escola: um Reexame – Série Ideias, 16, Governo do Estado de São Paulo, 1993.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 11 dez. 2018.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época; v.23).

FIALHO, Lia Machado Fiuza. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: UFC, 2015.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 13 de dez. 2018

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre politica pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848. Acesso em: 10 jan. 2019.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858. Acesso em: 18 nov. 2018.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educación preescolar y desarrollo moral: concepciones de docentes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 08 dez. 2018.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 10 dez. 2018.

PADILHA, Paulo Roberto. Pedagogia do Encontro: relações interculturais na escola. Tese de doutoramento (em andamento) (São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 1999-2002).

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138. Acesso em: 11 nov. 2018.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841. Acesso em: 11 jan. 2019.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

CARVALHO, S. O. C. Formação Docente e Práxis Pedagógica: narrativa de uma professora . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3602. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 21 nov. 2024.