Narratives of residents of Rosado / RN

live, tell, preserve their place

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3524

Keywords:

Narrativas (auto)biográficas, Memória, Empoderamento, Formação

Abstract

In this article we will present the multiple perspectives, related to the spaces of knowledge and practices of the Rosado Community-Porto do Mangue district/RN. It aims to understand, through (auto)biographical narratives and empowerment, how residents of the Rosado Community/RN live and preserve their place collectively for the construction of citizenship. It is a research with a qualitative approach, we use (auto)biographical research as an investigation method. As a result, we point out that the narratives and empowerment of residents of the Rosado Community/RN, made possible, through resistance, struggle and preservation, the right to remain on the land, because the conquests over time demonstrate that their residents are aware of the relevance the creation of associations, unions and movements that claim citizenship rights. Through the (auto)biographical narratives, fruits of the social experiences established in these spaces, the preservation and the right to remain on the land, as well as the formation of the inhabitants of the place.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada e Licenciatura em História pela UFPE. Professora Adjunta IV-UERN.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do IFRN, Campus Natal central. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora de Didática no IFRN, Campus Mossoró.

References

ALMEIDA, G.; SANTOS, M. I. Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3571. Acesso em: 02 set. 2019.

FERNANDES, S. DE; AGUIAR, A. L.; FERNANDES, A. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 02 set. 2019.

FIALHO, B.; PRADO, A. M.; OLIVEIRA, B. A.; LOPES, C.; ALVES, M. L.; BERTINI, A. Fortalecendo a cultura organizacional: a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3639. Acesso em: 02 set. 2019.

LOPES, M. J.; LIMA, N. L.; ALMEIDA, D. A EJA no sistema penitenciário: inclusão e ressocialização. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3515. Acesso em: 02 set. 2019.

MAIA, F. E.; SANTIAGO, J.; PEREIRA, J. M.; ESTÁCIO, V.; LIMA, R. W. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 02 set. 2019.

MAIA, J. E. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 02 set. 2019.

MENDES, M. C.; OLIVEIRA, H. Pedagogia Empresarial e os seus Espaços de Formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3656. Acesso em: 02 set. 2019.

NASCIMENTO, F.; CASTRO, E.; LEITE, L.; NASCIMENTO, R. DE C.; ARAÚJO, R.; LIMA, M. S. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 02 set. 2019.

PAULA, T.; ABREU, S. E. O Pibid e a formação do professor/pesquisador: na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3641. Acesso em: 02 set. 2019.

SIMÕES NETO, J.; ROCHA, A. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 02 set. 2019.

Published

2019-12-27

How to Cite

FERNANDES, S. de B.; AGUIAR, A. L. O.; FERNANDES, A. N. de O. Narratives of residents of Rosado / RN: live, tell, preserve their place. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3524. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 21 nov. 2024.