Produto Educacional E-book

Educação Física na Prática da Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3566

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Física, Ensino Médio

Resumo

O produto educacional no formato de um e-book foi construído através de uma pesquisa-ação realizada pelo programa de mestrado profissional em educação na Universidade Regional do Cariri, a partir de uma formação continuada em serviço com os professores de educação física da rede estadual de ensino das escolas em tempo integral na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil. A formação buscou a aproximação dos referencias da educação ambiental para ressignificar as práticas pedagógicas dos professores, bem como a construção coletiva de novas práticas para a educação ambiental através da educação física escolar.  O e-book apresenta dez propostas de disciplinas eletivas, ligando as novas demandas sociais, em especial a educação ambiental, ligando aos conteúdos da educação física, como forma de integração, formação e sensibilização para as questões socioambientais do mundo contemporâneo, bem como para um entendimento das relação e ações do ser humano sobre no meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Caldas Simões Neto, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri; Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos; e Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Ariza Maria Rocha, Universidade Regional do Cariri

Pós-doutorado em História pela Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa; Doutora em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Especialista Filosofia Política, Universidade Federal do Ceará e Licenciada em Educação Física.

Referências

BABBIE, Earl. The practice of social research. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning. 2001. Tradução Livre de "Types Of Sampling Designs" By Ashley Crossman.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. MEC/SEF - Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Educação Básica - SEB. Programa Ensino médio Inovador: documento orientador. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/ 2016/11/Ensino-medio-e-suas-politicasWEB.pdf#page=50 Acessado em: 23 nov. 2018.

BRASIL. Novo Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Acesso em: 23 nov. 2018.

BROWN, Charles S.; TOADVINE, Ted. Eco-phenomenology: Back to the Earth Itself (SUNY Series in Environmental Philosophy and Ethics). State University of New York Press, 2003.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Rev. Texto contexto enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072006000400017&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: 02 nov. 2018.

CARVALHO, Lídia Madalena Damas de. Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 10-11, p. 135-151, 2017. Disponível em: http://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/163 Acessado em: 31 out. 2018.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000300018&script=sci_arttext Acessado em: 31 out. 2018.

CORREIA, Ricardo Lopes; COSTA, Samira Lima da; AKERMAN, Marco. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 3, p. 23-29, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-70122017000300023&script=sci_ abstract&tlng=fr Acessado em: 02 nov. 2018.

DESCARTES, R. Discurso do método. In: DESCARTES, R. Discurso do método, Meditações. Objeções e respostas. As paixões da alma. Cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 19, n. 2, 2006. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0871-91872006000200003&script=sci_arttext &tlng=es Acessado em: 02 dez. 2018.

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136 Acessado em: 20 dez. 2018.

IBGE. Malhas Territorias, 2010. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais/censo_2010/ Acesso em: 18 dez. 2017.

INGOLD, Timothy. A Percepção do Meio Ambiente: Ensaios sobre Meios de Subsistência, Habitação e Habilidade. Abingdon: Routledge, 2000.

KRAWCZYK, Nora et al. Ensino Médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educação & Sociedade, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302014000100002&script=sci_arttext Acessado em: 13 jul. 2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

RODRIGUES, Cae. A ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do Brasil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 421-437, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300421 Acesso em: 16 mar. 2017.

SÉRGIO, Manuel. A racionalidade epistémica na educação física do século XX. SÉRGIO, M. et. al. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, p. 11-30, 1999.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The corporeal turn: An interdisciplinary reader. Andrews UK Limited, 2009.

TOADVINE, Ted. Merleau-Ponty’s philosophy of nature. Evanston: Northwestern University Press, 2009.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

SIMÕES NETO, J. de C.; ROCHA, A. M. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–22, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3566. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 21 dez. 2024.