Produto Educacional E-book
Educação Física na Prática da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3566Palavras-chave:
Educação Ambiental, Educação Física, Ensino MédioResumo
O produto educacional no formato de um e-book foi construído através de uma pesquisa-ação realizada pelo programa de mestrado profissional em educação na Universidade Regional do Cariri, a partir de uma formação continuada em serviço com os professores de educação física da rede estadual de ensino das escolas em tempo integral na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil. A formação buscou a aproximação dos referencias da educação ambiental para ressignificar as práticas pedagógicas dos professores, bem como a construção coletiva de novas práticas para a educação ambiental através da educação física escolar. O e-book apresenta dez propostas de disciplinas eletivas, ligando as novas demandas sociais, em especial a educação ambiental, ligando aos conteúdos da educação física, como forma de integração, formação e sensibilização para as questões socioambientais do mundo contemporâneo, bem como para um entendimento das relação e ações do ser humano sobre no meio ambiente.
Downloads
Referências
BABBIE, Earl. The practice of social research. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning. 2001. Tradução Livre de "Types Of Sampling Designs" By Ashley Crossman.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. MEC/SEF - Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Educação Básica - SEB. Programa Ensino médio Inovador: documento orientador. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/ 2016/11/Ensino-medio-e-suas-politicasWEB.pdf#page=50 Acessado em: 23 nov. 2018.
BRASIL. Novo Ensino Médio. Ministério da Educação – MEC. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Acesso em: 23 nov. 2018.
BROWN, Charles S.; TOADVINE, Ted. Eco-phenomenology: Back to the Earth Itself (SUNY Series in Environmental Philosophy and Ethics). State University of New York Press, 2003.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Rev. Texto contexto enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072006000400017&script=sci_arttext&tlng=pt Acessado em: 02 nov. 2018.
CARVALHO, Lídia Madalena Damas de. Avaliação das aprendizagens em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 10-11, p. 135-151, 2017. Disponível em: http://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/163 Acessado em: 31 out. 2018.
CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302007000300018&script=sci_arttext Acessado em: 31 out. 2018.
CORREIA, Ricardo Lopes; COSTA, Samira Lima da; AKERMAN, Marco. Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 3, p. 23-29, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-70122017000300023&script=sci_ abstract&tlng=fr Acessado em: 02 nov. 2018.
DESCARTES, R. Discurso do método. In: DESCARTES, R. Discurso do método, Meditações. Objeções e respostas. As paixões da alma. Cartas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 19, n. 2, 2006. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S0871-91872006000200003&script=sci_arttext &tlng=es Acessado em: 02 dez. 2018.
GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136 Acessado em: 20 dez. 2018.
IBGE. Malhas Territorias, 2010. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais/censo_2010/ Acesso em: 18 dez. 2017.
INGOLD, Timothy. A Percepção do Meio Ambiente: Ensaios sobre Meios de Subsistência, Habitação e Habilidade. Abingdon: Routledge, 2000.
KRAWCZYK, Nora et al. Ensino Médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educação & Sociedade, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302014000100002&script=sci_arttext Acessado em: 13 jul. 2018.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RODRIGUES, Cae. A ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do Brasil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 421-437, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300421 Acesso em: 16 mar. 2017.
SÉRGIO, Manuel. A racionalidade epistémica na educação física do século XX. SÉRGIO, M. et. al. O sentido e a acção. Lisboa: Instituto Piaget, p. 11-30, 1999.
SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The corporeal turn: An interdisciplinary reader. Andrews UK Limited, 2009.
TOADVINE, Ted. Merleau-Ponty’s philosophy of nature. Evanston: Northwestern University Press, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José de Caldas Simões Neto, Ariza Maria Rocha (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.