O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3555

Palavras-chave:

Educação, Escola de tempo Integral, Ensino Médio

Resumo

A associação entre educação e organização temporal é tema que há tempos traz importantes discussões. Na rede estadual de ensino do Ceará, há uma trajetória recente da oferta de ensino médio em tempo integral. A Secretaria de Educação (SEDUC) tem lançado mão de vários esforços, cujo objetivo seria a melhoria da qualidade da educação e do ensino com a construção do tempo integral no ensino médio. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais, diversificando a oferta. Nesse sentido, a Lei n°16.287 Institui a Política de Ensino Médio em Tempo Integral no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Ceará. A proposta seria a estruturação de uma escola de ensino médio que contemple a todos os jovens e seus diferentes projetos de vida. Nessa direção, cada escola constrói seu próprio projeto de tempo integral, a partir de um amplo debate com a comunidade escolar, e de modo especial, com os estudantes.

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Biografia do Autor

José Eduardo Nobre Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. É professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Fortaleza e coordenador SEFOR II - Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. É professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN.

Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e Graduada em Psicologia pela UFC. Integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA/UFC).

Referências

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

MAIA, J. E. N.; SANTOS, J. M. C. T.; OLIVEIRA, E. N. P. de. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3555. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 21 nov. 2024.