Narrativas de moradores do Rosado/RN

viver, contar, preservar seu lugar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3524

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas, Memória, Empoderamento, Formação

Resumo

Neste artigo apresentaremos os múltiplos olhares, relacionados aos espaços de saberes e fazeres da Comunidade do Rosado - distrito de Porto do Mangue/RN. Objetiva compreender por meio das narrativas (auto)biográficas e empoderamento, como moradores da Comunidade do Rosado/RN vivem e preservam seu lugar em coletividade para a construção da cidadania. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, usamos a pesquisa (auto)biográfica como método de investigação. Como resultados, apontamos que as narrativas e empoderamento de moradores da Comunidade do Rosado/RN, possibilitaram através da resistência, luta e preservação o direito de permanecerem nas terras, pois, as conquistas ao longo do tempo, demonstram que seus moradores estão conscientes da relevância da criação de associações, sindicatos e movimentos que reivindicam os direitos à cidadania. Por meio das narrativas (auto)biográficas, frutos das vivências sociais estabelecidas nesses espaços a preservação e o direito de permanecerem nas terras, bem como a formação dos moradores do lugar.

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Biografia do Autor

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduada e Licenciatura em História pela UFPE. Professora Adjunta IV-UERN.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do IFRN, Campus Natal central. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora de Didática no IFRN, Campus Mossoró.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

FERNANDES, S. de B.; AGUIAR, A. L. O.; FERNANDES, A. N. de O. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3524. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 21 dez. 2024.