Narrativas de moradores do Rosado/RN
viver, contar, preservar seu lugar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3524Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas, Memória, Empoderamento, FormaçãoResumo
Neste artigo apresentaremos os múltiplos olhares, relacionados aos espaços de saberes e fazeres da Comunidade do Rosado - distrito de Porto do Mangue/RN. Objetiva compreender por meio das narrativas (auto)biográficas e empoderamento, como moradores da Comunidade do Rosado/RN vivem e preservam seu lugar em coletividade para a construção da cidadania. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, usamos a pesquisa (auto)biográfica como método de investigação. Como resultados, apontamos que as narrativas e empoderamento de moradores da Comunidade do Rosado/RN, possibilitaram através da resistência, luta e preservação o direito de permanecerem nas terras, pois, as conquistas ao longo do tempo, demonstram que seus moradores estão conscientes da relevância da criação de associações, sindicatos e movimentos que reivindicam os direitos à cidadania. Por meio das narrativas (auto)biográficas, frutos das vivências sociais estabelecidas nesses espaços a preservação e o direito de permanecerem nas terras, bem como a formação dos moradores do lugar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G.; SANTOS, M. I. Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3571. Acesso em: 02 set. 2019.
FERNANDES, S. DE; AGUIAR, A. L.; FERNANDES, A. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 02 set. 2019.
FIALHO, B.; PRADO, A. M.; OLIVEIRA, B. A.; LOPES, C.; ALVES, M. L.; BERTINI, A. Fortalecendo a cultura organizacional: a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3639. Acesso em: 02 set. 2019.
LOPES, M. J.; LIMA, N. L.; ALMEIDA, D. A EJA no sistema penitenciário: inclusão e ressocialização. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3515. Acesso em: 02 set. 2019.
MAIA, F. E.; SANTIAGO, J.; PEREIRA, J. M.; ESTÁCIO, V.; LIMA, R. W. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 02 set. 2019.
MAIA, J. E. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 02 set. 2019.
MENDES, M. C.; OLIVEIRA, H. Pedagogia Empresarial e os seus Espaços de Formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3656. Acesso em: 02 set. 2019.
NASCIMENTO, F.; CASTRO, E.; LEITE, L.; NASCIMENTO, R. DE C.; ARAÚJO, R.; LIMA, M. S. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 02 set. 2019.
PAULA, T.; ABREU, S. E. O Pibid e a formação do professor/pesquisador: na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3641. Acesso em: 02 set. 2019.
SIMÕES NETO, J.; ROCHA, A. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 02 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stenio de Brito Fernandes, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.