Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3571

Palavras-chave:

Reprodução social, Realidade da Educação, Desigualdade Educacional

Resumo

Teorias que partem de princípios filosóficos podem ser úteis à compreensão de fenômenos educacionais. Dessa maneira, a Teoria da Reprodução Social proposta pelos estudiosos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron no século XX versa sobre um sistema que envolve características dos indivíduos (Habitus), o âmbito onde tais aspectos se processam e se constituem (Campo), e a posse de determinados bens (capital), materiais ou não, que podem ser econômicos, culturais e sociais. Os conceitos que se pensados em um contexto educacional, estarão diretamente relacionados com a seleção de estudantes e a manutenção de classes sociais de acordo com os conhecimentos que são trabalhados em sala de aula que segundo os autores, privilegiam os da classe dominante. Assim, este estudo é de caráter teórico e teve como objetivo discutir as desigualdades educacionais à luz da Teoria de Reprodução Social.

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Biografia do Autor

Grasiany Sousa de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Maria Irilene Alves dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

ALMEIDA, G. S. de; SANTOS, M. I. A. dos. Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–15, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3571. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3571. Acesso em: 21 dez. 2024.