Narrativas de moradores do Rosado/RN
viver, contar, preservar seu lugar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3524Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas, Memória, Empoderamento, FormaçãoResumo
Neste artigo apresentaremos os múltiplos olhares, relacionados aos espaços de saberes e fazeres da Comunidade do Rosado - distrito de Porto do Mangue/RN. Objetiva compreender por meio das narrativas (auto)biográficas e empoderamento, como moradores da Comunidade do Rosado/RN vivem e preservam seu lugar em coletividade para a construção da cidadania. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, usamos a pesquisa (auto)biográfica como método de investigação. Como resultados, apontamos que as narrativas e empoderamento de moradores da Comunidade do Rosado/RN, possibilitaram através da resistência, luta e preservação o direito de permanecerem nas terras, pois, as conquistas ao longo do tempo, demonstram que seus moradores estão conscientes da relevância da criação de associações, sindicatos e movimentos que reivindicam os direitos à cidadania. Por meio das narrativas (auto)biográficas, frutos das vivências sociais estabelecidas nesses espaços a preservação e o direito de permanecerem nas terras, bem como a formação dos moradores do lugar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G.; SANTOS, M. I. Teoria da reprodução social e as desigualdades educacionais. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3571. Acesso em: 02 set. 2019.
FERNANDES, S. DE; AGUIAR, A. L.; FERNANDES, A. Narrativas de moradores do Rosado/RN: viver, contar, preservar seu lugar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3524. Acesso em: 02 set. 2019.
FIALHO, B.; PRADO, A. M.; OLIVEIRA, B. A.; LOPES, C.; ALVES, M. L.; BERTINI, A. Fortalecendo a cultura organizacional: a importância do treinamento de novos PETianos no PET Civil UFC. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3639. Acesso em: 02 set. 2019.
LOPES, M. J.; LIMA, N. L.; ALMEIDA, D. A EJA no sistema penitenciário: inclusão e ressocialização. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3515. Acesso em: 02 set. 2019.
MAIA, F. E.; SANTIAGO, J.; PEREIRA, J. M.; ESTÁCIO, V.; LIMA, R. W. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 02 set. 2019.
MAIA, J. E. O tempo integral na política estadual de Educação do Ceará. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3555. Acesso em: 02 set. 2019.
MENDES, M. C.; OLIVEIRA, H. Pedagogia Empresarial e os seus Espaços de Formação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3656. Acesso em: 02 set. 2019.
NASCIMENTO, F.; CASTRO, E.; LEITE, L.; NASCIMENTO, R. DE C.; ARAÚJO, R.; LIMA, M. S. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 02 set. 2019.
PAULA, T.; ABREU, S. E. O Pibid e a formação do professor/pesquisador: na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3641. Acesso em: 02 set. 2019.
SIMÕES NETO, J.; ROCHA, A. Produto Educacional E-book: Educação Física na Prática da Educação Ambiental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3566. Acesso em: 02 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Stenio de Brito Fernandes, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.