Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau

conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3579

Palavras-chave:

Teoria/Prática, Cotidiano, Relação Dialógica, Função Polinomial do 1º Grau

Resumo

O presente trabalho é resultante de uma experiência de ensino que teve por objetivo estabelecer relação dialógica entre conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas vivenciadas por estudantes do Ensino Médio na exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau. Trata-se de uma experiência desenvolvida no âmbito de um curso de aprofundamento de conteúdos matemáticos junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual cearense. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa, materializado pela técnica da observação e anotações provenientes do caderno de campo. A experiência a que se refere este estudo é sustentada na base teórica da Educação Matemática e na revisão do conteúdo matemático. Os estudantes mobilizaram estratégias pessoais, expondo o pensamento reflexivo crítico na resolução das situações-problema propostas. O professor estimulou os estudantes a questionarem e participarem das aulas. Considera-se que essa experiência de ensino proporcionou construção do conhecimento e aprofundamento do conteúdo matemático.

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Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista; Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA (SEMED)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé; Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Raposa/MA.

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE); Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professora Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Especialista em Língua Portuguesa (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional (FK); Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Licenciada em Filosofia (UECE) e em Pedagogia (Estácio); Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciada em Letra e em Pedagogia (URCA); Mestra em Educação (UFC); Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Professora visitante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE).

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, E. R.; LEITE, L. R.; NASCIMENTO, R. de C. do; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Exploração do conteúdo matemático função polinomial do 1º grau: conhecimentos teóricos e situações práticas/cotidianas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–19, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3579. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3579. Acesso em: 27 abr. 2024.