O Pibid e a formação do professor/pesquisador

na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3641

Palavras-chave:

História, Patrimônio, Formação Professor/pesquisador, Pibid

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer acerca do processo de formação e instrumentalização do professor/pesquisador nos ambientes educacionais distintos, o Centro Universitário de Anápolis e a escola da rede pública municipal através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nessa proposta, a metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, relato de experiência, a análise documental e pesquisa bibliográfica explorando os saberes acerca dos patrimônios históricos e culturais de Anápolis/GO. Assim, durante os 18 (dezoito) meses de projeto, os “pibidianos” desenvolveram pesquisas sobre os bens tombados de Anápolis para a produção de materiais didáticos e instrumentos pedagógicos que seriam utilizados nas intervenções na escola-campo. A partir dessas ações e da regência em sala de aula, pode-se perceber que os acadêmicos da UniEVANGÉLICA, através da pesquisa e instrumentalização desenvolvidos, levaram inovação e aperfeiçoamento para a comunidade escolar da escola-campo e a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA/ Universidade Estadual de Goiás

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), graduando em licenciatura em História pela Universidade Aberta do Brasil/ Universidade Estadual de Goiás, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no período de 2018/2020.

Sandra Elaine Aires de Abreu, Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA/ Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em História Econômica (1990), pela Associação Educativa Evangélica. Graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1986), em História pela Universidade Federal de Goiás (1987). Docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás e do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas docentes, metodologia do trabalho científico, história da educação, sociologia da educação, conteúdos e processo do ensino de história, filosofia da educação, orientação de monografia e dissertação. Coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa do Ensino Fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG

Referências

ABREU, Sandra Elaine Aires de. Projeto institucional do PIBID 2018/2020: O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação do professor pesquisador. 2018a.

ABREU, Sandra Elaine Aires de. Projeto de área do PIBID 2018/2020: O ensino de história local e patrimonial nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018b.

ANÁPOLIS. Prefeitura Municipal. Planejamento e Ação. Disponível em: www.Anapolis.go.gov.br. Acesso em 21 de junho 2019.

BITTENCOURT, Circe(org.). O saber histórico na sala. 12.ed. São Paulo: Contexto, 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF _110518_versaofinal_site.pdf/. Acesso em: 21 de jul. de 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Nacionais Curriculares: História e Geografia. 2.ed. MEC: Rio de Janeiro, 2000.

CAPES. Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid/. Acesso em: 23 de jun. de 2019.

DIÁRIO DE CAMPO DO PIBID, 2018/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.

HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. 3. ed. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, 2006.

KARNAL, Leandro(org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro:E.U.P,2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artt ext& pid =S0104-40602019000200017&lang=pt/. Acesso em 23 de julho de 2019.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marilene. Ensinar História: Pensamento e ação no magistério. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2004.

ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino: Subsídios para a atividade docente. 10. ed. São Paulo: Ática, 1999.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

SANTOS, T. P. dos; ABREU, S. E. A. de. O Pibid e a formação do professor/pesquisador: na UniEVANGÉLICA, na escola-campo e na intervenção pedagógica dos anos iniciais do ensino fundamental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–13, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3641. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3641. Acesso em: 28 abr. 2024.