Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580Palavras-chave:
Educação Física, Desvalorização, EscolaResumo
Este artigo tem o objetivo refletir sobre a possível desvalorização da Educação Física na escola brasileira, identificando os fatores e/ou sujeitos que contribuem para esta situação. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, enfocando prioritariamente em livros artigos científicos, que apresentassem definições e considerações importantes referentes à temática. A educação física é um componente curricular entendido, muitas vezes, de forma equivocada, por alguns professores, alunos e gestores como uma disciplina extracurricular, que não influi para um dos principais objetivos da escola atualmente, que é a preparação dos alunos para a realização das avaliações externas de larga escala e a aprovação em vestibulares para a futura inserção dos alunos no mercado de trabalho. Com base nos dados e resultados da pesquisa, conclui-se que o sujeito que mais contribui para a desvalorização apresenta-se de forma bastante variável, pois verifica-se que ora é apenas o professor, ora gestores ou até mesmo os alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2018. Disponível em:
http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf. Acesso em: 1 abr. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 1 mai. 2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-daescola/ 195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211. Acesso em: 13 mai. 2019.
BARTHOLO, Tiago Lisboa; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; SALGADO, Simone da Silva. Educação Física: dilemas da disciplina no espaço escolar. Currículo sem fronteiras. v. 11, n.2, p. 204-220, jul/ dez. 2011. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/bartholo-soares-salgado.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.
BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25–31. Jun. 1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/01n1/4_Irene_form.pdf . Acesso em: 08 mai. 2019.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1992. 84 p.
DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz. v.5, n.2, dez. 1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n2/5n202Darido.pdf . Acesso em: 08 mai. 2016.
DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação Física No Ensino Médio: Reflexões E Ações. Motriz. v.5, n.2, 1999, p.138-145. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/8728 . Acesso em: 08 mai. 2019.
GARCIA, Fabiane Maia; YASUDA, Bruna Chizuka; BENE, Leonel Elias. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n. 5, p.36-53. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706. Acesso em: jun. 2020.
MACEDO, Roberta Lélis de; ANTUNES, Rita de Cássia Franco de Souza. Valoração da Educação Física: da produção acadêmica ao reconhecimento individual e social. Pensar a Prática, v.2, p. 65-83, Jun./Jun. 1998/1999. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: https://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/150/134 . Acesso em: 08 mai. 2019.
SILVA, Jéssica Luciana; JÚNIOR, Roosevelt Leão. Infraestrutura para educação física na rede escolar estadual de Goiatuba- GO: uma descrição sobre a realidade escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11, n.20, p. 457-469, Jan. 2015. O material coletado na Internet deve ser baseado nos modelos anteriores e constar no final: Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/infraestrutura.pdf . Acesso em: 08 mai. 2019.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v.5, n.3, p. 1-24, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso em: mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisco Eraldo da Silva Maia, Joselita da Silva Santiago, João Marcos Saturnino Pereira, Virgílio da Silva Estácio, Ramon Wescley Girão Lima (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.