Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580

Palavras-chave:

Educação Física, Desvalorização, Escola

Resumo

Este artigo tem o objetivo refletir sobre a possível desvalorização da Educação Física na escola brasileira, identificando os fatores e/ou sujeitos que contribuem para esta situação. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, enfocando prioritariamente em livros artigos científicos, que apresentassem definições e considerações importantes referentes à temática. A educação física é um componente curricular entendido, muitas vezes, de forma equivocada, por alguns professores, alunos e gestores como uma disciplina extracurricular, que não influi para um dos principais objetivos da escola atualmente, que é a preparação dos alunos para a realização das avaliações externas de larga escala e a aprovação em vestibulares para a futura inserção dos alunos no mercado de trabalho. Com base nos dados e resultados da pesquisa, conclui-se que o sujeito que mais contribui para a desvalorização apresenta-se de forma bastante variável, pois verifica-se que ora é apenas o professor, ora gestores ou até mesmo os alunos.

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Biografia do Autor

Francisco Eraldo da Silva Maia, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Especialista em Didática e Práticas do Ensino (UNIQ); Licenciado em Educação Física (IFCE); Tutor dos cursos de Educação Física da Unopar.

Joselita da Silva Santiago, Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

Licenciada em Educação Física (IFCE); Professora de Educação Física da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Turma da Mônica

João Marcos Saturnino Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Educação Física Escolar e Psicomotricidade pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Estudou no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal, através do programa de bolsas IFCE Internacional. Membro do Grupo de Estudos em Comportamento Motor, Performance e Saúde (GECOMPS) do (IFCE). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), no período de 2016 a 2017, e do Programa Residência Pedagógica (PRP), no período de 2018 a 2020, ambos pertencentes à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, com ênfase nas abordagens pedagógicas; Políticas Educacionais voltadas para a Educação Básica; Estágio supervisionado na formação de professores. 

Virgílio da Silva Estácio, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Pós-graduando em Fisiologia do Exercício e Biomecânica na Faculdade Vidal de Limoeiro - FAVILI. Graduado em Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campus Limoeiro do Norte - IFCE - (conceito MEC 4). Possui curso técnico em Informática, pela EEEP. Professor Walquer Cavalcante Maia, concluído em 2012.

Ramon Wescley Girão Lima, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará

Graduação em Licenciatura em Educação Física, graduado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE (2018). Professor da modalidade de Handebol na Secretaria de esporte e juventude de Morada Nova-CE (SEJUV).Professor das moadlidades de treinamento funcional, muay thai e jiu-jitsu, no Centro de Treinamento Red Belt, localizado em Morada Nova-CE. Linha de pesquisa voltada para educação e valorização do docente. 

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

MAIA, F. E. da S.; SANTIAGO, J. da S.; PEREIRA, J. M. S.; ESTÁCIO, V. da S.; LIMA, R. W. G. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i3.3580. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3580. Acesso em: 22 dez. 2024.