Revisão integrativa e análise estatística sobre atuação docente no ensino superior na percepção dos discentes de cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3973

Palavras-chave:

Educação, ENADE, Avaliação

Resumo

O presente artigo busca analisar os dados fornecidos pelo INEP, do ENADE 2017, com uma revisão integrativa acerca do assunto tratado, para uma compreensão da percepção dos discentes sobre os docentes, já que o comportamento didático-pedagógico influencia diretamente no aprendizado. A pesquisa é constituída de duas etapas a primeira com a revisão já mencionada onde busca relacionar trabalhos onde já se questionaram acerca da percepção estudantil e a segunda uma análise dos microdados do Enade 2017 sobre as perguntas didático-pedagógicas. Compreendendo que o professor pode tanto facilitar quanto dificultar a absorção dos conteúdos, sabendo-se que o trabalho foca nas licenciaturas e com isso acarreta a formação de professores. Desse modo, objetivou-se entender a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura que participaram no ENADE 2017, por meio de uma revisão integrativa que procura conciliar os dados aos trabalhos avaliados a respeito da organização didático-pedagógico.

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Biografia do Autor

Pedro Eder Pedrosa, Universiade Estadual do Ceará

Graduando de Geografia Licenciatura na Universidade Estadual do Ceará, Participante do Grupo IMPA (Instrumentos Modelos e Politicas em Avaliação Educacional).

Kenia Edjane Oliveira, Universiade Federal do Ceará

Doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho-Portugal / Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho-Portugal / Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Auditoria Ambiental pela Universidad de Leon Espanha. Especialista em Educação, Ciência e Ética na Humanização do Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

José Airton Pontes Junior, Universiade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará. 

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

PEDROSA, P. E.; OLIVEIRA, K. E.; PONTES JUNIOR, J. A. Revisão integrativa e análise estatística sobre atuação docente no ensino superior na percepção dos discentes de cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313973, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3973. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3973. Acesso em: 26 abr. 2024.