Revisão integrativa e análise estatística sobre atuação docente no ensino superior na percepção dos discentes de cursos de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.3973

Palavras-chave:

Educação, ENADE, Avaliação

Resumo

O presente artigo busca analisar os dados fornecidos pelo INEP, do ENADE 2017, com uma revisão integrativa acerca do assunto tratado, para uma compreensão da percepção dos discentes sobre os docentes, já que o comportamento didático-pedagógico influencia diretamente no aprendizado. A pesquisa é constituída de duas etapas a primeira com a revisão já mencionada onde busca relacionar trabalhos onde já se questionaram acerca da percepção estudantil e a segunda uma análise dos microdados do Enade 2017 sobre as perguntas didático-pedagógicas. Compreendendo que o professor pode tanto facilitar quanto dificultar a absorção dos conteúdos, sabendo-se que o trabalho foca nas licenciaturas e com isso acarreta a formação de professores. Desse modo, objetivou-se entender a percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura que participaram no ENADE 2017, por meio de uma revisão integrativa que procura conciliar os dados aos trabalhos avaliados a respeito da organização didático-pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Eder Pedrosa, Universiade Estadual do Ceará

Graduando de Geografia Licenciatura na Universidade Estadual do Ceará, Participante do Grupo IMPA (Instrumentos Modelos e Politicas em Avaliação Educacional).

Kenia Edjane Oliveira, Universiade Federal do Ceará

Doutora em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho-Portugal / Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa pela Universidade do Minho-Portugal / Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Auditoria Ambiental pela Universidad de Leon Espanha. Especialista em Educação, Ciência e Ética na Humanização do Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

José Airton Pontes Junior, Universiade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará. 

Referências

ANDRIOLA, CRISTIANY GOMES. Avaliação da Atuação dos Discentes de Instituições De Ensino Superior (IES): O Caso da Faculdade Cearense (FaC). Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Ceará, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, POLEDUC, Fortaleza, 2011.

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510 de 7 de abril de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2015.

FLORES, P. P.; OLIVEIRA, A. A. B.; MARTINS, R. G. L.; BOTH, J.; KRUG, H. N. O Processo De Identização Docente Em Um Curso De Educação Física Na Perspectiva De Seus Discentes. J. Phys. Educ. vol. 30 Maringá 2019 Epub Dec 20, 2019.

GARCIA J. Avaliação e aprendizado na educação superior. Estudos em avaliação educacional, v. 20, n. 43, p. 201-210, mai./ago. 2009. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Enade 2017: Relatório Síntese de Área: Geografia (Bacharelado/Licenciatura). 2017.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 180-194, 9 jan. 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, 3 set. 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 828, de 16 de abril de 2019. Brasília, 2019.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

NICOLINI, A. M.; ANDRADE, R. B.; TORRES, A. A. G. Comparando os resultados do enade 2009 por número de instituições e número de estudantes: como anda o desempenho acadêmico dos Cursos de administração? Administração: Ensino E Pesquisa, Rio de Janeiro, v.14, n.1 p. 161-196, jan./fev. 2013.

OLIVEIRA, SUÉLLEN CRISTINA VAZ DE. Avaliação do desempenho docente: o curso de educação física. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade do Triangulo Mineiro, Uberaba, MG, 2014.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan/abr, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

SÁ, MARCIO GOMES DE. MOURA, GUILHERME LIMA. A crítica discente e a reflexão docente. CADERNOS EBAPE. BR, v. 6, no 4, dez. 2008.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 161-178, 1 maio 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

SOARES, L.; COLARES, M. L. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. e2951, 27 maio 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

SOUZA, J. R. S.; AKERMAN, M. Centro de Apoio ao Docente e Discente: avaliação por docentes e discentes universitários. ABCS Health Sciences, v.40 n.3, 2015. <https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.805>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo) v.8 n.1 São Paulo Jan/Mar. 2010.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2 maio 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V.; SOARES, J. F. Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 14, n. 52, p.291-310, jul./set. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n52/a02v1452>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

PEDROSA, P. E.; OLIVEIRA, K. E.; PONTES JUNIOR, J. A. Revisão integrativa e análise estatística sobre atuação docente no ensino superior na percepção dos discentes de cursos de licenciatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313973, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.3973. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3973. Acesso em: 21 nov. 2024.