Avaliação em educação física escolar sob a ótica de docentes do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020010

Palabras clave:

Avaliação Educacional, Comportamento afetivo, Educação Física

Resumen

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos docentes do ensino fundamental sobre a avaliação em educação física escolar. Participaram da pesquisa 6 professores com formação em Educação Física em efetivo exercício no ensino fundamental nas escolas do município de Canindé, Ceará. A pesquisa foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a técnica da análise temática. Os resultados demonstram que a percepção de docentes de educação física sobre a avaliação nessa disciplina pode ser classificada em três categorias: relacionada a aspectos cognitivos, relações socioafetivas e participação em atividades práticas dos estudantes deste nível de ensino.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Antonia Silvia Mesquita Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisca Grazielle Arruda Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Daiane Araujo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE).

Publicado

2020-06-02

Cómo citar

AQUINO, A. S. M.; SALES, F. G. A.; SOUSA, D. A. de; SILVA, S. A. da. Avaliação em educação física escolar sob a ótica de docentes do ensino fundamental. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e020010, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020010. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3839. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a