O uso de tecnologias educacionais em práticas avaliativas durante o Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025022

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Educação Física, Processo avaliativo

Resumo

Este trabalho discute a transformação gerada pelas tecnologias no dia a dia e sua emergência nas instituições educacionais para tornar o processo avaliativo mais dinâmico. Aborda a avaliação da aprendizagem, a inserção das tecnologias na Educação Física escolar. O objetivo do estudo é analisar o uso de tecnologias educacionais nas práticas avaliativas de estudantes de licenciatura em Educação Física durante o PRP. A metodologia se deu através de uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas semiestruturadas. Nos resultados e discussões as falas revelam desafios como infraestrutura e falta de capacitação profissional para melhor aproveitamento dessas ferramentas, mas também benefícios como aulas mais dinâmicas e engajamento dos alunos. Nas considerações finais percebemos que as tecnologias educacionais podem transformar as práticas avaliativas, onde as tecnologias têm a capacidade de potencializar as práticas pedagógicas, todavia, há a necessidade de investimento em formação docente e infraestrutura para que as práticas pedagógicas sejam aprimoradas.

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Biografia do Autor

Maria Diva Barbosa Lima, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pesquisadora do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe.

Antonia Larissa Costa Silva, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pesquisadora do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão - GPEFSI.

Ádria Romenia Maciel da Cruz, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pesquisadora do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe.

Maria Vanusa Sousa Melo, Instituto Federa do Ceará (IFCE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), pesquisadora do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional - NiAVe.

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Publicado

2025-08-08

Como Citar

LIMA, M. D. B.; SILVA, A. L. C.; CRUZ, Ádria R. M. da; MELO, M. V. S. O uso de tecnologias educacionais em práticas avaliativas durante o Programa Residência Pedagógica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025022, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15848. Acesso em: 5 dez. 2025.

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