O uso de tecnologias digitais como ferramenta avaliativa no estágio supervisionado: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025025Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Tecnologias Digitais, Educação Física, Avaliação, Ensino FundamentalResumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramenta avaliativa durante o estágio supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com aplicação de um quiz interativo elaborado na plataforma Canva, com 25 perguntas sobre Ginástica de Conscientização Corporal. Os resultados indicaram maior engajamento e participação dos alunos, inclusive dos mais retraídos, e apontaram que a avaliação pode ser mais leve, dinâmica e significativa. A discussão reforça que, quando bem integradas, as TDICs favorecem a aprendizagem, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a formação docente crítica e inovadora. Conclui-se que o estágio supervisionado é um espaço essencial para experimentar práticas pedagógicas alinhadas à realidade digital, promovendo uma formação mais completa e conectada às demandas atuais da educação.
Métricas
Referências
DUARTE C.E.L. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. HOLOS, v. 8, p. 53-67, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547291006 Acesso em: 1 jul. 2025.
FIGUEIREDO, S. A. D.; LOBO DA COSTA, N. M.; LLINARES, S. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2855 Acesso em: 1 jul. 2025.
HIDAYATI, I. D.; ASLAM, A. Efektivitas Media Pembelajaran Aplikasi Quizizz Secara Daring Terhadap Perkembangan Kognitif Siswa. Jurnal Pedagogi dan Pembelajaran, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 251–257, 2021. Disponível em: https://ejournal.undiksha.ac.id/index.php/JP2/article/view/37038 Acesso em: 1 jul. 2025.
MONTES, P. V. Métodos inovadores de avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Epitaya E-books, [s. l.], v. 1, n. 74, p. 49–56, 2024. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/1074 Acesso em: 1 jul 2025.
ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação. Boletim de Conjuntura (BOCA), [s. l.], v. 14, n. 40, p. 351–371, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1147 Acesso em: 1 jul 2025.
SILVA, A. M. DA; SOARES, E. M. MASCARENHAS. S. A. N. Tecnologias educacionais e avaliação educacional. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE) v.15. n. 1, p.181-195 jan./ abr 2015. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.12891.181-195