Educação Permanente em Saúde e Círculo de Cultura no cuidado à população LGBTQIAPN+ no SUS
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025027Palabras clave:
Processo ensino-aprendizagem, Métodos pedagógicos, Saúde coletiva, Educação permanente, PráticaResumen
No contexto da saúde, a Educação Permanente em Saúde (EPS) busca romper com o modelo tradicional de ensino ao propor a interação dialógica entre ensino, serviço e comunidade. Assim, o Círculo de Cultura (CC), concebido por Paulo Freire como um espaço de diálogo e de construção coletiva do conhecimento, guarda profunda relação com os princípios da EPS. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de uma EPS realizada por meio do referencial pedagógico e metodológico do CC de Paulo Freire. Trata-se de um relato da experiência de um projeto de momentos de EPS sobre acolhimento à população LGBTQIAPN+ no Sistema Único de Saúde (SUS), entre setembro a dezembro de 2022. A experiência evidenciou o potencial transformador do CC como estratégia metodológica da EPS, mostrando-se um dispositivo potente para a escuta, problematização e ressignificação das práticas de cuidado no cotidiano do trabalho.
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