Utilização das TDICs no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial no ambiente universitário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023003

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Educação Superior, TDICs, Pandemia de Covid-19

Resumen

Buscou-se caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas nos cursos de Licenciatura em Educação Física durante a pandemia de covid-19. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado entre os meses de outubro de 2020 e julho de 2021. Os dados foram coletados via Google Formulários. A amostra foi composta por 27 professores de IES públicas e privadas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Encontrou-se que o método de ensino mais utilizado foi o remoto. Encontrou-se as seguintes prevalências: métodos avaliativos - avaliações objetivas e os seminários; plataforma - Google Meet; dificuldades de docentes e estudantes - fácil dispersão dos alunos e a baixa qualidade da conexão da internet. Conclui-se que, apesar da imposição emergencial da utilização do meio virtual para o ensino e da falta de suporte financeiro, os professores se adaptaram às demandas de ensino remoto e apontam que o aprendizado gerado se faz significativo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sara Carolina Carneiro Rodrigues, Escola de Saúde Pública do Ceará

Graduada em Educação Física (UECE), Residente em Saúde da Família e Comunidade (ESP-CE).

Ana Luisa Batista Santos, Universidad de la República (Udelar)

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Docente da Universidad de la República (UDELAR - Uruguai).

Claudio Lucas da Silva Farias, Escola de Saúde Pública do Ceará

Especialista em Saúde Mental Coletiva (ESP-CE). Graduado em Educação Física (UECE). Residente em Saúde da Família e Comunidade (ESP-CE).

Francisco das Chagas Vasconcelos de Souza Neto, Universidade Complutense de Madrid (UCM)

Doutor em Investigação Biomédica (UCM- Madrid), Mestre em Ciências Fisiológicas e graduado em Educação Física (UECE). Docente da Universidade Complutense de Madrid (UCM- Madrid).

Citas

AQUINO, Estela Maria Lima Leão de et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, n. 1, v. 25, p. 2423-2446, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/4BHTCFF4bDqq4qT7WtPhvYr/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 19 ago. 2020.

ARAUJO, Renata Mendes de et al. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 864-891, 2020. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v28p864/6744 Acesso em: 16 jan. 2021.

BARBAS, Maria Potes; TORRES, Ana; LOPES, Nádia. Adaptação da unidade curricular" educação a distância" face ao surto pandémico COVID-19. Revista UIIPS, v. 8, n. 2, p. 102-110, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20669/15452 Acesso em: 02 fev. 2021.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marcos Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, n. 51, v. 25, p. 255-280, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565/302 Acesso em: 04 abr. 2021.

BOELL, Márcia; ARRUDA, Arlene Aparecida de. Narrativas docentes e discentes no ensino superior: ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid-19 e a relação com a cultura digital. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 9963-9977, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23799/19111 Acesso em: 04 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 04 ago. 2021.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348248463_Educacao_a_Distancia_na_crise_COVID_-19_um_relato_de_experiencia Acesso em: 04 abr. 2021.

FERNANDES, Sâmara Fontes et al. O Uso do Ensino Remoto Emergencial Durante a Pandemia da Covid-19: Experiência de Docentes na Educação Superior em Enfermagem. Saúde em Redes, v. 7, n. 1, p. 1-10. 2021. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3239 Acesso em: 20 nov. 2021.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista práxis, v. 12, n. 1, p. 19-28, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464/2700 Acesso em: 20 abr. 2021.

FLORES, Maria Assunção et al. Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 55, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9189/7020 Acesso em: 30 jul. 2021.

FREIRE, André Pimenta; PAIVA, Debora Maria Barros; FORTES, Renata Pontin de Mattos. Acessibilidade Digital Durante a Pandemia da COVID-19-Uma Investigação sobre as Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 956-984, 2020. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v28p956/6748 Acesso em: 20 abr. 2021.

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 abr. 2021.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teachingand online learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning Acesso em: 29 abr. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 108p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf Acesso em: 5 jul. 2020.

KUPFERSCHMIDT, Kai, COHEN, Jon. Can China's covid-19 strategy work elsewhere? Science, v. 367, n. 6482, p.1061-1062, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32139521/ Acesso em: 5 jul. 2021.

LÁZARO, Adriana Cristina; SATO, Milena Aparecida Vendramini; TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Metodologias ativas no ensino superior: o papel do docente no ensino presencial. In: Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 1., 2018. São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/ 234. Acesso em: 19 ago. 2020.

LUIZ, Jaison Marques; GARCIA, Dionatan Born; RIBEIRO, Luis Otoni Meireles. Letramentos digitais: perspectivas de docentes do ensino superior no contexto da pandemia de covid-19. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa-Congrega Urcamp, v. 16, n. 16, p. 130-135, 2020. Disponível em: http://revista.urcamp.tche.br/index.php/rcjpgp/article/view/3918/2678 Acesso em: 15 jul. 2021.

LUSTOSA, Robson Luis Trindade et al. Dificuldades de participação no ensino remoto por estudantes de curso superior em tecnologia em gastronomia durante a pandemia do COVID-19. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2.; São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1437 Acesso em: 19 ago. 2020.

MOHMMED, Abdalellah O et al. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infraestructure Solutions, v. 5, n. 72, p. 1-11. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s41062-020-00326-7 Acesso em: 03 dic. 2023.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 6281-6290, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11584 Acesso em: 15 jul. 2021.

MORENO, Jacqueline Elizabeth; CHLECHER, Analia Claudia. Educación virtual durante la emergencia sanitaria: valoraciones de ingresantes universitarios de carreras de ingeniería. Cuad. Investig. Educ., v. 14, n. 1, p. 1-20. DOI: https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.1.3276

NOGUEIRA, Silvia Cristina Gomes; BATISTA, Valter Pedro. A educação superior em tempos de pandemia: ead ou ensino remoto emergencial. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2.; São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1705/1342 Acesso em: 15 jul. 2021.

OLIVEIRA, Vivian de et al. Percepção de graduandos em Educação Física sobre as aulas remotas frente à COVID-19: Um estudo de caso. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350585595 Acesso em: 16 nov. 2021.

PAIXÃO, Aandré. Só 6 das 69 universidades federais adotaram o ensino a distância após paralização por causa da Covid-19.G1, 14 de maio de 2020. Recuperado de https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaramensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml Acesso em: 5 set. 2020.

PALMEIRA, Robson Lima; SILVA, Andrezza Araújo Rodrigues da; RIBEIRO, Wagner Leite. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, v. 5, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810/pdf Acesso em: 5 set. 2021.

REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti et al. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 1, p. 107-119, 2020. Disponível em: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/cse/article/view/36/24 Acesso em: 5 nov. 2021.

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 01-15, 2020. Disponivél em: https://www.researchgate.net/publication/341422423 Acesso em: 16 nov. 2021.

SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; JESUS, Djanires Lageano Neto de. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. 2-17, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336/5105 Acesso em: 14 out. 2021.

SILVA, Michelli Domingos da et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7120/4562 Acesso em: 16 dez. 2021.

SPALDING, Marianne et al. Desafios e possibilidades para o ensino superior: uma experiência brasileira em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/5970/5129/28267 Acesso em: 20 out. 2021.

XAVIER, Thiago Brito et al. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 3, p. 4989-5000, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10525/8790 Acesso em: 20 out. 2021.

Publicado

2023-12-03

Cómo citar

RODRIGUES, S. C. C.; SANTOS, A. L. B.; FARIAS, C. L. da S.; SOUZA NETO, F. das C. V. de. Utilização das TDICs no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial no ambiente universitário. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023003, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12083. Acesso em: 22 dic. 2024.