Avaliação da motivação de escolares à participação de jogos interclasse de escola pública municipal em Fortaleza – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021009

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Adolescente, Esporte., Motivação.

Resumo

Objetivou-se identificar fatores de motivação sobre a importância dos jogos interclasse para os alunos após um projeto de intervenção na escola. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa. A amostra total foi composta por 108 alunos de ambos os sexos, entre uma faixa etária de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário socioeconômico e o Participation Motivation Questionnaire (PMQ). Os resultados mostraram que a “Competência Técnica” é o principal fator motivacional dos alunos, seguido dos aspectos “Aptidão Física”, “Competição” e “Diversão”. No processo de interpretação dos dados obtidos destacou-se que alguns fatores podem estar relacionados a tal resultado, entre eles, o pouco tempo de intervenção do projeto e o próprio ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Vitória Correia Queiroz Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Letícia Maria Alves Braz, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Luisa Batista Santos, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Ciências da Educação, no ramo da Didática do Ensino da Educação Física e do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-07-29

Como Citar

CAVALCANTE, V. C. Q. .; BRAZ, L. M. A.; SANTOS, A. L. B.; OLIVEIRA, A. R. C. de . Avaliação da motivação de escolares à participação de jogos interclasse de escola pública municipal em Fortaleza – CE. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021009, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5604. Acesso em: 18 abr. 2024.