Percepção docente sobre práticas e instrumentos de avaliação na Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021002

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Educação básica, Professor de Educação Física

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção docente sobre práticas e instrumentos avaliativos de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Participaram 16 professores que ministram este componente curricular em ambas as etapas. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o questionário e os dados foram analisados por meio do Software SPSS. Observou-se que a maior parte dos professores concorda com a utilização de avaliação, no entanto mais da metade dos participantes discordam da recuperação. A maioria discorda da reprovação e considerou-se isso positivo. Os instrumentos mais utilizados foram observações e auto avaliação do aluno e do professor. Conclui-se que a percepção dos docentes tem sido positiva em relação avaliação na educação física nestas etapas, no entanto a avaliação na formação inicial de professores ainda é posta em discussão. A utilização de instrumentos como observação e auto avaliação favorecem o caráter qualitativo da avaliação da aprendizagem na Educação Física.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisca Andreia Sousa Maciel, Instituto Federal de Educação do Ceará

Licenciada em Educação Física, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), campus Canindé.

Jayane Mara Rosendo Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Membro da Célula de Avaliação Institucional na Secretaria Municipal de Educação e Professora na Rede Pública Municipal de Canindé. Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Maria Irilene Alves dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Licenciada  em  Matemática  (IFCE/Campus  Canindé),  Mestranda  em  Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2021-01-14

Como Citar

MACIEL, F. A. S.; LOPES, J. M. R.; DOS SANTOS, M. I. A. Percepção docente sobre práticas e instrumentos de avaliação na Educação Física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021002, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4141. Acesso em: 20 abr. 2024.