Construção de uma escala de validação por especialistas de produtos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025029

Palavras-chave:

Escala de Avaliação, Mestrado Profissional, Ensino

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver uma Escala de Validação por Especialistas de Produtos Educacionais (EVEPE), instrumento destinado à avaliação de produtos educacionais oriundos de programas de pós-graduação stricto sensu de natureza profissional. A construção do instrumento baseou-se em revisão de literatura e fundamentou-se em três dimensões avaliativas: organização, conteúdo e relevância. Composto por 16 itens distribuídos em escala tipo Likert, o EVEPE busca promover uma avaliação criteriosa, ética e contextualizada, alinhada as demandas contemporâneas de inclusão e compromisso social. Sua aplicação é voltada a especialistas com experiência prática em contextos educacionais, favorecendo análises mais sensíveis e situadas. Embora ainda em fase de prototipagem, o instrumento representa um avanço na qualificação dos processos de defesa e análise de produtos educacionais, com potencial para fortalecer a cultura avaliativa na pós-graduação profissional.

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Biografia do Autor

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Bruna Casiraghi é doutora em Ciências da Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação (PUC-SP). Docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

Elton Bicalho de Souza, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Nutricionista, pós-doutor em Educação Física (UFRJ), doutor em Ciências (UNICAMP) e mestre em Nutrição Humana (UFRJ). Docente no UniFOA e em cursos de pós-graduação, autor de livros na área.

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutor em Saúde Coletiva (Epidemiologia), professor do curso de Medicina desde 1996 e do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

CASIRAGHI, B.; SOUZA, E. B. de; ARAGÃO, J. C. S. Construção de uma escala de validação por especialistas de produtos educacionais. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025029, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025029. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15905. Acesso em: 5 dez. 2025.

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