Teste cognitivo para pré-escolares: evidência de validade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022014

Palavras-chave:

Pré-escolar, Desenvolvimento Cognitivo, Instrumentos de Avaliação

Resumo

A idade pré-escolar é um período crítico de desenvolvimento das funções executivas. Atualmente inexiste, no Brasil, ferramenta de triagem neurocognitiva do pré-escolar validada, tornando a identificação de atrasos cognitivos responsabilidade dos pais, cuidadores e professores. O objetivo deste trabalho é identificar indícios de validade de conteúdo de um questionário de rastreio do desempenho cognitivo de pré-escolares. O teste proposto analisou fatores base da função cognitiva. Visando à sua validação, foi aplicado eletronicamente para 121 participantes que autorizaram a utilização dos dados para análise. Os escores de relevância obtiveram uma média total de 4,41 e coeficiente de validade de conteúdo de 0,88. Quanto aos escores de dificuldade, foi obtida média de 4,91 e coeficiente de validade de conteúdo de 0,98. Os dados obtidos apontam para validade de conteúdo satisfatória, tanto nos quesitos relevância quanto dificuldade de compreensão do texto dos itens, permitindo a condução a outras etapas de validação.

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Biografia do Autor

Tainá Aimé Emerenciano Lourenço, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Julio Cesar Goulart Fonseca, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Dauro Arantes Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduando em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Lucas Neves Pusch de Macedo, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Jeane Del Campo da Silva, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Mestra em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Especialista em Neurologia Clínica pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutor em Saúde coletiva pela UERJ. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda.

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Publicado

2022-11-02

Como Citar

LOURENÇO, T. A. E.; FONSECA, J. C. G.; ARAGÃO, D. A.; MACEDO, L. N. P. de; SILVA, J. D. C. da; ARAGÃO, J. C. S. Teste cognitivo para pré-escolares: evidência de validade. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e022014, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8481. Acesso em: 27 abr. 2024.