Plano de Ação na gestão do Ensino Superior: triangulação de dados institucionais para uma proposta sistematizada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025031

Palabras clave:

Satisfação Acadêmica, Ensino, Avaliação Institucional

Resumen

Este relato de experiência apresenta a metodologia adotada para a elaboração de planos de ação no âmbito da coordenação de um Curso de Medicina entre 2023 e 2025, com foco na utilização integrada de dados institucionais para subsidiar decisões de gestão. O estudo enfatiza os procedimentos de análise, triangulação e validação de informações provenientes da CPA (componentes quantitativo e qualitativo), da Ouvidoria e do CAIP, priorizando a construção de respostas planejadas e orientadas por evidências. A experiência descreve as etapas de formulação, aprovação colegiada e divulgação dos planos, bem como a institucionalização de espaços formais de apresentação e escuta discente. Ao sistematizar esse processo, o trabalho contribui para a consolidação de um modelo de gestão acadêmica data driven, baseado na corresponsabilização institucional, na transparência e na valorização da escuta qualificada como instrumento de planejamento e melhoria contínua.

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Biografía del autor/a

Júlio César Soares Aragão, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutor em Saúde Coletiva (Epidemiologia), professor do curso de Medicina desde 1996 e do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA.

Débora Simas Pontes, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Estudante de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), com atuação em ensino e pesquisa na área da saúde. Desenvolve atividades ligadas à formação acadêmica e profissional, com ênfase em educação médica.

Luciano Rodrigues Costa, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Graduação em Medicina (UniFOA), Pediatria (SPB) e Mestrado em Ensino (UniFOA). Presidente da regional SOPERJ Sul Fluminense, professor no UniFOA,, coordenador da Residência Médica em Pediatria do HMMR.

Bruna Casiraghi, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutora em Ciências da Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação (PUC-SP). Docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente  do UniFOA.

Citas

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Publicado

2025-09-23

Cómo citar

ARAGÃO, J. C. S.; PONTES, D. S.; COSTA, L. R.; CASIRAGHI, B. Plano de Ação na gestão do Ensino Superior: triangulação de dados institucionais para uma proposta sistematizada. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025031, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025031. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15904. Acesso em: 5 dic. 2025.

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