Plano de Ação na gestão do Ensino Superior: triangulação de dados institucionais para uma proposta sistematizada
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025031Palabras clave:
Satisfação Acadêmica, Ensino, Avaliação InstitucionalResumen
Este relato de experiência apresenta a metodologia adotada para a elaboração de planos de ação no âmbito da coordenação de um Curso de Medicina entre 2023 e 2025, com foco na utilização integrada de dados institucionais para subsidiar decisões de gestão. O estudo enfatiza os procedimentos de análise, triangulação e validação de informações provenientes da CPA (componentes quantitativo e qualitativo), da Ouvidoria e do CAIP, priorizando a construção de respostas planejadas e orientadas por evidências. A experiência descreve as etapas de formulação, aprovação colegiada e divulgação dos planos, bem como a institucionalização de espaços formais de apresentação e escuta discente. Ao sistematizar esse processo, o trabalho contribui para a consolidação de um modelo de gestão acadêmica data driven, baseado na corresponsabilização institucional, na transparência e na valorização da escuta qualificada como instrumento de planejamento e melhoria contínua.
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