Formação Docente: os produtos educacionais de um mestrado profissional como práxis pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional, Produto Educacional

Resumo

Neste artigo buscamos refletir sobre a Formação Docente a partir da análise de produtos educacionais desenvolvidos por egressos do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). A pesquisa surgiu do pressuposto de que a formação docente, para além da teoria, necessita de um aporte prático que retroalimente aquilo que os autores preconizam sobre o tema ou que, principalmente, sirva para a construção de novas teorias que visem à melhoria da prática docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo bibliográfico, analisando onze produtos educacionais, do qual se inferiu que os processos que conduzem a formação continuada de professores se veem atravessados por mudanças teórico-práticas, e que com o auxílio dos produtos educacionais postos em prática, passa-se a vislumbrar um modelo de formação que promova uma visão colaborativa da práxis para a construção de um novo fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

Giovanni José Rocha Sombra, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ensino e Formação Docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professor da Educação Básica das Redes Estadual e Municipal em Fortaleza. Cursando o Doutorado no Programa de Pós - Graduação da Universidade Estadual do Ceará.

Carlos Henrique Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em ensino e formação docente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Professor de língua inglesa no Instituto Federal do Ceará – Campus Mombaça.  Atua principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, trabalho e formação docente. Cursando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação; Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação; coordenador institucional do PIBID; colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE); Líder do EDDocência.

Referências

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Sombra, G. J. R. ., Sousa, C. H. A. de ., & Martins, E. S. . (2022). Formação Docente: os produtos educacionais de um mestrado profissional como práxis pedagógica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8872