Formação Docente: os produtos educacionais de um mestrado profissional como práxis pedagógica
Palavras-chave:
Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional, Produto EducacionalResumo
Neste artigo buscamos refletir sobre a Formação Docente a partir da análise de produtos educacionais desenvolvidos por egressos do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE). A pesquisa surgiu do pressuposto de que a formação docente, para além da teoria, necessita de um aporte prático que retroalimente aquilo que os autores preconizam sobre o tema ou que, principalmente, sirva para a construção de novas teorias que visem à melhoria da prática docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo bibliográfico, analisando onze produtos educacionais, do qual se inferiu que os processos que conduzem a formação continuada de professores se veem atravessados por mudanças teórico-práticas, e que com o auxílio dos produtos educacionais postos em prática, passa-se a vislumbrar um modelo de formação que promova uma visão colaborativa da práxis para a construção de um novo fazer pedagógico.
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