A formação do professor e a prática pedagógica na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Formação Continuada, Prática Pedagógica, Educação Infantil

Resumo

A formação inicial e continuada de professores possui relevância na mediação de uma prática pedagógica na Educação Infantil. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações entre a formação inicial de professores da educação infantil e a constituição de saberes da prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa metodologicamente assentada no estudo de caso operacionalizado pelo questionário online como técnica de coleta de dados através do Google Forms. Os achados da investigação evidenciam que o professor da Educação Infantil que obteve uma formação inicial adequadamente alicerçada na teoria e na prática e, que sempre está em busca de novos saberes e conhecimentos, através de uma formação continuada, tem melhores condições de realizar a sua prática pedagógica com devido esmero.

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Biografia do Autor

Hamilton Perninck Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Rede Municipal de Educação de Fortaleza – CE.

Evaneida Soares Carneiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pedagoga. Mestranda em avaliação de políticas públicas (UFC). Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar (CED-UECE). Atualmente é diretora de núcleo do Currículo da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

Juliana Alves dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pedagoga. Mestranda em Ciências da Educação. Especialista em Educação Infantil e múltiplas linguagens (UNI7). Atualmente é diretora de núcleo da Formação da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Vieira, H. P. ., Carneiro, E. S. ., & Santos, J. A. dos . (2022). A formação do professor e a prática pedagógica na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8831

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