Formação continuada: mediação do coordenador pedagógico junto aos professores

Autores

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Coordenador escolar, Formação docente

Resumo

O artigo busca apontar a importância do papel do coordenador pedagógico na contribuição da formação continuada do professor da educação infantil no ambiente escolar, desmitificando a ideia de que ele está presente apenas como “julgador” do trabalho docente. O coordenador é o profissional que desempenha na escola a função de proporcionar auxílio e orientação ao grupo, assim como, articular os interesses entre escola e família. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo foi realizar um estudo bibliográfico sobre a importância da mediação do coordenador pedagógico para contribuir na formação continuada do professor, bem como articular com um recorte de um relato de experiência vivenciado pela professora/coordenadora Ediane Gomes Maia em uma instituição de Educação Infantil do Munícipio de Caucaia. Compreendemos que o papel do coordenador deve ser valorizado, abrindo novos olhares para que o trabalho desenvolvido por ele seja apreciado pelo grupo, facilitando as articulações no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Ediane Gomes Maia, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Graduada em Pedagogia (UFC). Especialista em Educação Infantil (Faculdade PLUS). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (FacuMinas). Professora da rede Municipal de Caucaia.  Formadora do Programa MaisPaic – Eixo de Gestão da Ed. Infantil. 

Evaneida Soares Carneiro, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Pedagoga. Mestranda em avaliação de políticas públicas (UFC). Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar (CED-UECE). Atualmente é diretora de núcleo do currículo da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

Elineia Periera de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Pedagoga. Especialização em Psicopedagogia (UECE). Mestre em Ciência da Educação (ISCECAP). Formadora do Programa de Desenvolvimento infantil - PADIN - Pesquisadora-colaboradora do Grupo de estudos, pesquisas e atendimentos, Pró-inclusão.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Maia, E. G. ., Carneiro, E. S. ., & Souza, E. P. de . (2022). Formação continuada: mediação do coordenador pedagógico junto aos professores. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8841

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