O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Atividade Prática, Documentos HistóricosResumo
O estudo da História da Educação Matemática é algo recente, que vem crescendo no âmbito das pesquisas nos últimos anos, buscando proporcionar às esferas da pesquisa, da disciplina e da formação de professores um melhor conhecimento sobre as diferentes representações, significados e organização dos conteúdos matemáticos ao longo do tempo. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que melhor se pode ensinar aquilo que se entende e se sabe por quais motivos foram organizadas daquela forma. Partindo, assim, da importância da disciplina de História da Educação Matemática, desenvolveu-se esse estudo com o intuito de conhecer a percepção dos discentes sobre a organização do conhecimento matemático entre os séculos XIX, XX e XXI, a partir de uma atividade aplicada na referida disciplina. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, consistiu na produção e aplicação de três atividades com licenciandos em Matemática, matriculados na disciplina de História da Educação Matemática, nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O presente artigo dá ênfase à terceira atividade, que teve como objetivo analisar elementos externos, estrutura e organização de livros didáticos de Matemática do século XIX e XX, de modo que, ao final do processo, fosse realizada uma comparação com outros livros didáticos de Matemática do século XXI. Assim, esse estudo permitiu aos discentes vislumbrarem a Matemática em diferentes tempos e sua organização, de modo a compreenderem como se deu seu desenvolvimento.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional de Educação, 2015.
CHARTIER, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona, Espanha: Editorial Gedisa, S.A., 2007.
CURY, Fernando Guedes, GUTIERRE, Liliane dos Santos. História da educação matemática na formação de professores: atividades a partir das discussões do GPEP. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2017. Disponível em:
https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Editora Penso, 2008.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, 384 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo. Editora Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MENDES, Iran Abreu. História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, 2016. Disponível em:
https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021. DOI: 10.30612/tangram.v4i3.13912. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912. Acesso em: 5 jan. 2024.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35A, 2010.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática? Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, p. 11 - 23, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVA, Maria Célia Leme da. História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História da Educação, [S. l.], v. 24, p. e99350, 2020. Disponível em:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.