O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355Palabras clave:
História da Educação Matemática, Atividade Prática, Documentos HistóricosResumen
O estudo da História da Educação Matemática é algo recente, que vem crescendo no âmbito das pesquisas nos últimos anos, buscando proporcionar às esferas da pesquisa, da disciplina e da formação de professores um melhor conhecimento sobre as diferentes representações, significados e organização dos conteúdos matemáticos ao longo do tempo. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que melhor se pode ensinar aquilo que se entende e se sabe por quais motivos foram organizadas daquela forma. Partindo, assim, da importância da disciplina de História da Educação Matemática, desenvolveu-se esse estudo com o intuito de conhecer a percepção dos discentes sobre a organização do conhecimento matemático entre os séculos XIX, XX e XXI, a partir de uma atividade aplicada na referida disciplina. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, consistiu na produção e aplicação de três atividades com licenciandos em Matemática, matriculados na disciplina de História da Educação Matemática, nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O presente artigo dá ênfase à terceira atividade, que teve como objetivo analisar elementos externos, estrutura e organização de livros didáticos de Matemática do século XIX e XX, de modo que, ao final do processo, fosse realizada uma comparação com outros livros didáticos de Matemática do século XXI. Assim, esse estudo permitiu aos discentes vislumbrarem a Matemática em diferentes tempos e sua organização, de modo a compreenderem como se deu seu desenvolvimento.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional de Educação, 2015.
CHARTIER, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona, Espanha: Editorial Gedisa, S.A., 2007.
CURY, Fernando Guedes, GUTIERRE, Liliane dos Santos. História da educação matemática na formação de professores: atividades a partir das discussões do GPEP. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2017. Disponível em:
https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176.
FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Editora Penso, 2008.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, 384 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo. Editora Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MENDES, Iran Abreu. História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, 2016. Disponível em:
https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SILVA, Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021. DOI: 10.30612/tangram.v4i3.13912. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912. Acesso em: 5 jan. 2024.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, 2013.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35A, 2010.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática? Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, p. 11 - 23, 2008.
VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVA, Maria Célia Leme da. História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História da Educação, [S. l.], v. 24, p. e99350, 2020. Disponível em:
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.