Pesquisa sobre História da Matemática em artigos de periódicos brasileiros entre 1985 - 2018
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8050Parole chiave:
Mapeamento, Artigos, História da Matemática, Pesquisa em História da MatemáticaAbstract
Neste artigo se descrevem resultados parciais de uma pesquisa vinculada a um projeto de pesquisa mais amplo aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes e intitulado História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2017). Neste desdobramento, temos o propósito de constatar a distribuição da produção científica em formato de artigo que trata da História da Matemática. A abordagem metodológica nesta pesquisa é do tipo bibliográfica. Dos 3.251 artigos mapeados foram filtrados apenas 475 que tiveram algum tema vinculado às modalidades de pesquisa em história da matemática de maneira direta ou indireta. No mapeamento se evidenciou que a maioria das produções analisadas constituem parte de estudos e pesquisa na História da Educação Matemática, seguida de trabalhos que focam a História e Epistemologia da Matemática, e um pequeno percentual de artigos que tratam de assuntos próprios da História para o Ensino da Matemática.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BARROS, Rafael José Alves do Rego. Pesquisas sobre História e Epistemologia da Matemática: Contribuições para abordagem da matemática no Ensino Médio. 239f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
CASTILLO, Luis Andrés. Contribuições de um ambiente virtual para a divulgação das pesquisas em história da matemática no Brasil. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
CASTILLO, Luis Andrés; MENDES, Iran Abreu. O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. REMATEC, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 163–176, 2019. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210
CASTILLO, Luis Andrés; SILVA, Luiza Pereira; PIRES, Lucas Silva. Mapeamento sobre os periódicos da história da matemática no BOLEMA (1985-2018). In: (Miguel Chaquiam, Ana Carolina Costa Pereira, Org.)XIII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: SBHMat, 2019. p. 1465–1475.
MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: Entre trajetórias profissionais, epistemológicas e pesquisas. 1a. ed. São Paulo: Livraria da Fisica/SBHMat, 2015.
MENDES, Iran Abreu. Uma História das Pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018a.
MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (org.). Debates Temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2018b. p. 135–176.
MENDES, Iran Abreu. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1990 – 2018). Projeto de Pesquisa - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018c.
MENDES, Iran Abreu. Histórias para o Ensino de Matemática em saberes multidimensionais. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Ciências da Educação, campos disciplinares e profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 243.