HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.

Autori

  • Kleberth Guilherme Andrade UNEB - Universidade do Estado Da Bahia CAMPUS VIII
  • Tonivaldo Barbosa de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v6i18.2036

Parole chiave:

Matemática, História da matemática, História do Brasil,

Abstract

Resumo

O avanço do Brasil, com relação aos países desenvolvidos, em pesquisa matemática foi uma herança e, como qualquer outra, nos foi dada pelos nossos primórdios, ou seja, pelos portugueses, quando aqui chegaram. Assim, passou-se por períodos de avanços e retrocessos desde então, buscando se afastar de tal herança para criar uma identidade própria, contudo, ainda hoje a mesma se faz perceptível. Através das lutas na busca por espaços nas políticas de desenvolvimento, por meio dos interesses de uma pequena parte da elite intelectual brasileira, conquistamos a criação de universidades e institutos de pesquisas renomados, que hoje tem o reconhecimento em nível internacional. Com o objetivo de identificar uma conexão entre a pesquisa matemática atual e o desenrolar da história da matemática no Brasil, do período de 1549 a 1934,  foi analisado os principais marcos de maior relevancia para evolução da história que consequentemente influenciaram os trabalhos produzidos neste país. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de pesquisa descritivo-bibliográfica, de caráter qualitativo. Cloncluiu-se que foi a partir da década de 1930 que se estabeleceu solo fértil para o desenvolvimento intelctual do país, na área da matemática, através da Faculdadede Filosofia, Ciências e Letras. O atual nível de pesquisa em matemática em nossas instituições se deu com a contratação de professores estrangeiros e o desejo, principalmente do Estado São Paulo, de retomar o espaço político e econômico que o país figurava, antes da revolução constitucionalista.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Riferimenti bibliografici

BOTO, C. A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade, São Paulo, 2010, Revista Brasileira de Educação v.15 n.44, maio/ago.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1998.

D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Ed. 2. Petrópolis, RJ: Vozes,2011.

NETO, A. S.; MACIEL, L. S. B. O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar, Curitiba, 2008, n. 31 p. 169-189. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a11> .Acesso em: 04 de out. De 2018.

SILVA, C. P. da. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. Ed. São Paulo: Blucher,2003.

Pubblicato

2019-12-31

Come citare

ANDRADE, K. G.; SOUZA, T. B. de. HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 05–20, 2019. DOI: 10.30938/bocehm.v6i18.2036. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2036. Acesso em: 25 nov. 2024.

Articoli simili

1 2 3 4 5 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.