A presença da história da matemática nos livros didáticos do novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8026Palabras clave:
História da matemática, Livro didático de matemática, Novo Ensino MédioResumen
Objetiva-se neste artigo identificar como a história da matemática está presente em livros didáticos de matemática do Novo Ensino Médio. Para tanto, o estudo desenvolve-se à luz de uma pesquisa qualitativa documental, a qual é realizada em todos os seis volumes da coleção “Prisma Matemática” organizada pela editora FTD, e que tem sua primeira edição em 2020. O que se pode observar é que os livros trazem apenas informações pontuais por meio de anedotas, por vezes, mesmo que de forma esporádica também aparece menção às principais contribuições de alguns matemáticos, em grande parte daqueles que são costumeiramente reconhecidos em livros de história da matemática como descobridores ou inventores de técnicas e fórmulas. Visto isso, conclui-se que os livros da coleção analisada do Novo Ensino Médio exploram apenas aspectos relacionados às ideias matemáticas de autores vencedores. Contudo, salienta-se que é importante que o professor de matemática não se restrinja a destacar apenas essas informações pontuais, visto que um dos grandes potenciais da história da matemática para o processo de ensino e aprendizagem está em revelar elementos do contexto e do processo de construção do conhecimento matemático.
Descargas
Métricas
Citas
BONJORNO, J. R. Prisma Matemática. Obra em 6 volumes para os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
BIFFI, L. C. R. História da matemática em livros didáticos do ensino médio: um olhar a partir do manual do professor. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5808. Acesso em: 10 nov. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem/Sbem-PA, 2017.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Raje-revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29,1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.
GOMES, M. L. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. 2008. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2008. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251826. Acesso em: 10 ago. 2018.
JANKVIST, U. T. A categorization of the ‘whys’ and ‘hows’ of using history in mathematics education. Educ. Stud. Mathem., v.71, n. 3, p.235-261, 2009.
OLIVEIRA, F. W. S. MARTINS, E. B. ALBUQUERQUE, S. M. PEREIRA, A. C. C. Aproximação da história da matemática presente nos livros didáticos com a escrita historiográfica tradicional e atualizada. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 406-417, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/236. Acesso em: 25 fev. 2022.
OLIVEIRA, F, W, S.; PEREIRA, A. C. C.; ALBUQUERQUE, S. M. A História das Equações Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 19, n. 4, p. 392-398, 2018.
OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. O livro didático e a história no ensino de matemática: limitações e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 13, p. 16-27, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21. Acesso em: 25 fev. 2022.
PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SILVA, F. A. da. Potencialidades pedagógicas da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de trigonometria. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
SILVA, V. D. M. A abordagem da História da Matemática no Ensino da Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.