A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4936Palabras clave:
História da Matemática, Ensino de Matemática, Rabdologiae, John Napier, Aritmética de LocalizaçãoResumen
Recentemente, tornou-se notável o crescimento de pesquisas, na área da Educação, que buscam meios para auxiliar o professor em formação inicial e continuada, facilitando o processo de ensino dentro de sala de aula. Em relação ao ensino de matemática, alguns estudos relatam a respeito da construção de uma interface entre história e o ensino de matemática, que permite uma forma de buscar na História a compreensão dos conceitos e teorias. Uma das formas de construir-se essa interface é através dos instrumentos matemáticos, que por sua vez têm se mostrado grandes potencializadores didáticos. Com base nisso, essa pesquisa busca expor um estudo sobre o instrumento Aritmética Linear, precisamente no processo de conversão de seus números, contido no método de Aritmética de Localização de John Napier. Tal instrumento está compreendido no tratado Rabdologiae publicado em 1617, contudo esse estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa de cunho documental a partir da tradução de William Frank Richardson, de 1990, publicada por Rice, González-Velasco e Corrigan em 2017. A partir dessa pesquisa, percebemos que para começar a se apropriar do instrumento, precisamos entender os métodos de conversões dos números manipulados no mesmo. Portanto, reconhecemos alguns conhecimentos matemáticos, como o cálculo das operações, progressões geométricas e o uso de números binários, que podem contribuir para a interface entre história e ensino da Matemática
Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Rabdologiae. John Napier. Aritmética de Localização.
Descargas
Métricas
Citas
ALBUQUERQUE, L.; GONTIJO, C. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.
ALMEIDA, J. P. D.; PEREIRA, A. C. C. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020. Disponível em: http://www.rhmp.com.br/index/index.php/rhmp/article/view/115. Acesso em: 1 de fev. de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GUIMARÃES, Ueudison Alves; MARINHEIRO, Carlos Alberto. A História da Matemática no Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 16, pp. 05-11, março de 2017. ISSN: 2448-0959
NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 109-122, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225/174. Acesso em: 1 fev. 2021.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, v. 13, n. 25, p. 342-372, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.
SAITO, Fumikazu. DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89- 111, mar. 2013. Quadrimestral.
SAITO, Fumikazu. Construindo Interfaces Entre História e Ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002. Acesso em: 1 fev. 2021.