ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES

Autores/as

  • Sabrina de Sousa Paulino UECE
  • Carlos Ferreira Argemiro Filho UECE
  • Ana Carolina Costa Pereira UECE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.2838

Palabras clave:

Régua de carpinteiro, Esquadro de carpinteiro, Instrumentos de Medição, A booke named tectonicon

Resumen

Em estudos no âmbito da história da matemática, têm-se investigações a respeito de tratados que possuem um foco em conhecimentos matemáticos associados à utilização de algum instrumento matemático. Um desses tratados é o A Booke Named Tectonicon, publicado em 1556, por Leonard Digges (1520-1559), que apresenta, no decorrer de seus versos, três instrumentos matemáticos, dentre eles, destacamos a régua de carpinteiro (capernters ruler) e o esquadro de carpinteiro (carpenters squire). Este artigo tem o intuito de apresentar um estudo preliminar a respeito de Leonard Digges e uma descrição de seu tratado, destacando alguns aspectos contextuais da régua e do esquadro de carpinteiro, instrumentos abordados na obra. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo com o auxílio bibliográfico e documental, a partir do tratado original e em documentos secundários que já foram desenvolvidos sobre o autor e a obra. Com isso, foi possível observar que Tectonicon trouxe, desde a incorporação de instrumentos matemáticos, a geometria prática, uma nova forma de interpretar e de resolver problemas de ordem prática, utilizando o saber-fazer de agrimensores da época. Sendo assim, a inclusão de tais instrumentos foi de grande auxílio para os artesãos do século XVI, uma vez que algumas necessidades, principalmente, voltadas para a economia da Inglaterra, foram supridas com base na incorporação desses aparatos aos conceitos matemáticos e extramatemáticos já conhecidos pelos agrimensores para a resolução de demandas específicas. A partir disso, consideramos que os instrumentos: régua de carpinteiro e esquadro de carpinteiro, abordados em Tectonicon, possuem possíveis potencialidades didáticas na articulação entre a história e o ensino de matemática, principalmente, voltadas para a incorporação de instrumentos matemáticos no ensino de geometria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CASTILLO, Ana Rebeca Miranda. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. 2016. 121f. Doutorado-Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016.

DIGGES, Leonard. A boke named Tectonicon. London: Iohn Daye, 1605.

DIGGES LEONARD. In: GILLIPSIE, Charles Coulston. Dictionary of Scientific Biography. New York: Charles Scribner's Sons, 1971. 3 v. p. 97-98.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, Belém, v. 25, n. 13, p.342-372, Jan./Abr., 2019. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2164/1085>. Acesso em: 11 dez. 2019.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Ed. Livraria da Física/SBHMat, 2015.

Publicado

2021-06-05

Cómo citar

PAULINO, S. de S.; FILHO, C. F. A.; PEREIRA, A. C. C. ALGUNS ASPECTOS CONTEXTUAIS DA RÉGUA E DO ESQUADRO DE CARPINTEIRO NO TRATADO A BOOKE NAMED TECTONICON (1556) DE LEONARD DIGGES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 170–180, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i20.2838. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2838. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>