Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301Keywords:
Relações trigonométricas, Astrolábio Náutico, Teoria das Situações DidáticasAbstract
No que diz respeito à Educação Matemática, o uso da História da Matemática tem se tornado cada vez mais frequente, principalmente por meio de estudo, construção e uso de instrumentos náuticos, sobretudo em contexto de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores. Diante do exposto, e cientes da importância dessa proposta de trabalho para a divulgação científica e educacional no contexto cearense, decidimos elaborar este trabalho, voltado especialmente para a Educação Básica. Diante disso, e em meio à diversidade de instrumentos disponíveis para estudo, definimos o Astrolábio Náutico como instrumento a ser utilizado para este estudo, principalmente pelas muitas possibilidades para se ensinar Matemática por meio de seu uso. Dessa forma, cabe destacar que nosso objetivo é apresentar uma proposta de atividade com o Astrolábio Náutico sobre relações trigonométricas no triângulo retângulo a ser desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio, com o aporte teórico da Teoria das Situações Didáticas. A pesquisa é embasada por uma abordagem qualitativa e se desenvolve de forma exploratória. Esse trabalho permitiu um maior contato com os instrumentos náuticos, sobretudo o Astrolábio, principalmente por meio da leitura da obra Arte de Navegar, de Simão de Oliveira. Também foi possível conhecer a Teoria das Situações Didática e estudá-la de forma mais aprofundada. Além disso, esta pesquisa possibilitou um maior contato com a História da Matemática. Esperamos que esse trabalho ajude professores e alunos a discutirem o conhecimento matemático a partir de situações práticas de medição.
Downloads
Metrics
References
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática / Saddo Ag Almouloud. – Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
ALVARENGA, André Martins; VASCONCELOS, Francelina Elena Oliveira; DEPONTI, Maria Aparecida Monteiro; BRITO, Patrícia Marsnak; PERIPOLLI, Simone Felin. Educação Matemática e Astronomia. O PIBID na URI III, Frederico Westphalen, v. 2, p. 184-190, 2013.
AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de UBP para o Ensino de Matemática: mobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 18, p. 1-22, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; SAUER, Lisandra de Oliveira; FRANKE, Rosvita Fuelber. A história da matemática como recurso didático para o ensino da teoria dos números e a aprendizagem da matemática no ensino básico. Paradigma, v. 26, n. 2, p. 35-55, 2005.
MOTA, Thamires de Brito; JUCÁ, Rosineide Sousa; PINHEIRO, Carlos Alberto de Miranda. Uma análise de erros nas relações trigonométricas no triângulo retângulo. In: XI Encontro Nacional De Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 1996.
OLIVEIRA, David Alisson Uchôa de. As Grandes Navegações: aspectos matemáticos de alguns instrumentos náuticos. 2017. 69 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. O instrumento jacente no plano na transição da geometria plana para a espacial na formação de professores. 2023. 149 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.
OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares. Os momentos da teoria das situações didáticas no ensino de matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 10-20, 2018.
OLIVEIRA, Simão de. Arte de navegar. Lisboa: Oficina de Pedro Crasbeeck. 1606.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa, Consolação, SP, v. 21, p. 405-432, 2019.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciências & Educação (Bauru), São Paulo, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
SILVA, Jardel Wylamy Melão da. O astrolábio como facilitador no ensino da trigonometria do ensino fundamental. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022.
TAVARES, Marina Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404–1472). Revista BOEM, v. 5, n. 8, p. 21-36.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.